Especiaria: Cravo-Da-Índia

fev 29, 2016 Sem comentários by

 

De sabor intenso e cheiro pronunciado, o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum L.) é produzido por uma árvore de grande porte, que pode atingir até 15 metros de altura e durar mais de cem anos. Seu cultivo está concentrado no sul da Bahia. Tem uso culinário, medicinal e de perfumaria. É digestivo, anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico, além de contar com óleos essenciais que ajudam na melhora do hálito.
Realça o sabor de pratos doces e alimentos assados. Dá um aroma especial e apimentado a pratos de carne e peixe e a todos os alimentos defumados. Vai bem com chocolate e misturado a outros condimentos fortes, tais como gengibre, pimenta e cardamomo. Para saber se é de boa qualidade, basta colocá-los em uma panela com água. Se flutuarem com a cabeça para cima e o caule virado para baixo, são bons. Os que ficarem na horizontal, devem ser descartados.

Quando cozinhar com cravinho, experimente espetá-los numa cebola. Assim fica mais fácil retirá-los. O cravo moído deve ser usado com moderação para que não reine absoluto em sua receita.

É parte integrante das principais masalas preparadas principalmente para a  culinária indiana.

Cravo, Destaques, Especiarias Tags: , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cravo-Da-Índia”

Deixe seu comentário