Especiarias pelo Brasil: Coco da Baía

mar 08, 2016 Sem comentários by

shutterstock_95132707

Apesar do nome bem brasileiro, a origem do Coco da Baía ainda é um mistério, acredita-se que a origem do coqueiro, a palmeira que dá o nome ao famoso coco-da-praia, coco-da-índia, ou, simplesmente, coco, surgiu na Índia, outros afirmam que ele é proveniente das ilhas do Pacífico. Outras pessoas ainda acham que ele surgiu na África. E, para completar, muitos afirmam que ele já existia nos tempos pré-colombianos, na América Central.

Já aqui no Brasil, ou melhor, na Bahia, o coco chegou em 1553, a bordo das embarcações portuguesas, provenientes das ilhas de Cabo Verde, para onde, por sua vez, havia sido levado pelos mesmos portugueses, como nos dá notícia o viajante Gabriel Soares de Souza. Hoje, por todo litoral do país, em especial na região do Nordeste, encontram-se diferentes paisagens cobertas por extensos coqueirais, muitos deles constituindo grandes plantações exploradas comercialmente.

Agora falando um pouco mais sobre saúde, o que todos nós sabemos é que essa fruta possui inúmeros benefícios a nossa saúde, assim como a sua água. Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres. Mas não é só a água do coco que pode ser aproveitada, a polpa do coco também traz benefícios, devido ao seu alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino.

Agora para aproveitar o verão e cuidar bem da saúde, faça esse delicioso suco chamado de Luz das Estrelas, do Universo Orgânico, em sua casa:

suco_coco300_5214463297841642842


Ingredientes:

  • 100g de Manga;
  • 250 ml de água de coco;
  • 20g linhaça marrom germinada.

 

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador e servir.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Coco, Destaques, Especiarias pelo Brasil Tags: , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Coco da Baía”

Deixe seu comentário