Especiaria: Capim-limão

mar 12, 2016 Sem comentários by

shutterstock_258778535

Cymbopogon citratus ou capim-limão é uma erva nativa da Índia muito cultivada em áreas tropicais e subtropicais como a Guatemala, China, Paraguai, Inglaterra, Sri Lanka, África, América Central e América Latina. É muito conhecido por seu aroma doce, herbáceo e cítrico sendo amplamente utilizado na preparação de chás, sopas e refogados. O capim limão tem propriedades anti-inflamatórias e sedativas além de ser um repelente natural de mosquitos. No Brasil, a especiaria foi introduzida pelos portugueses durante a época da colônia. É às vezes confundida com a erva-cidreira. No Paraná é um dos produtos especiais de maior importância sócio econômica para o estado.

É conhecido por vários nomes: capim-cidreira, capim-santo, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java, patchuli.

Na área fármaco, o capim-limão é constantemente usado para curar problemas estomacais, inchaços, até depressão, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, algumas febres, diarreia e até doenças do fígado.

Como em todos os casos ligados a área da saúde, a nossa recomendação  é sempre a mesma: consulte um especialista de sua confiança antes de usar a especiaria. Não importa a linha de conduta que ele adote com você. Como ele te conhece individualmente, será a pessoa que melhor poderá te orientar e medicar, bem como estabelecer fórmulas e formas de se cuidar.

Na área culinária,  o capim-limão pode ser usado em pratos como a sopa tailandesa de abóbora ( fonte: http://allrecipes.com.br/receita/1498/sopa-tailandesa-de-ab-bora.aspx?o_is=Hub_TopRecipe_1, frango a moda tailandesa, bolinho de peixe a moda tailandesa, Bolo de capim-limão (http://www.segredosdatiaemilia.com.br/2013/12/16/bolo-de-capim-limao/).

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Capim Limão, Destaques, Especiarias Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Capim-limão”

Deixe seu comentário