Comendo com Especiarias: Lilóri

mar 14, 2016 Sem comentários by

 

 

Créditos: Tadeu Brunelli

A Lilóri é a primeira padaria nos Jardins a oferecer pães e doces sem glúten, lácteos, proteína de soja e conservantes, além de um empório com produtos gourmets e um espaço para cafés da manhã, brunchs e refeições rápidas.

Ela foi projetada para atender a consumidores com alergia e/ou intolerância a glúten, proteínas do leite, lactose quanto aqueles que se preocupam com a saúde, a forma física ou buscam pães caseiros, feitos de forma artesanal.

Segundo estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a incidência de alergias alimentares no mundo cresceu 50% entre 1997 e 2013. Entre as crianças, a situação é ainda pior.

A Lilóri surgiu de uma vivência pessoal da proprietária, a empresária Mariana Pierre. Mãe de filho intolerante ao glúten e alérgico à proteína do leite e à de soja, Mariana enfrentou uma batalha por sua saúde. Recorreu a médicos, chefs e nutricionistas no Brasil e no exterior. Hoje, o filho, Thiago, de 2 anos e meio, é saudável. Mariana deixou de lado uma bem-sucedida carreira como advogada e transformou sua motivação em um projeto de vida.

Para isso, Mariana contou com uma equipe de chefs e com a consultoria da engenheira de alimentos Sidmara Malagodi (especializada em Panificação pela Universidade de Leuven, na Bélgica, e em Alimentação Natural pela New York University, EUA. Os pães têm um processo de fabricação artesanal, sem conservantes, e são assados a cada duas horas. “A Lilóri terá uma cozinha completamente descontaminada  de glúten, lácteos e proteína de soja”, afirma Mariana. E assevera: “os fornecedores de matéria-prima foram rigorosamente selecionados, escolhidos após envio de certificados de testes laboratoriais. Tivemos o cuidado de contar com chefs, tais como Marcelo Facini, especialista em alimentação sem glúten e lácteos, e Jorge Augusto Ferreira, especialista em panificação e confeitaria pela Le Cordon Bleu, de Londres”.

Como fazer um pão crescer sem glúten? “O desenvolvimento do nosso pão levou quase um ano. O segredo é achar a combinação correta das farinhas, tempo de fermentação e cocção”, explica a empresária Mariana Pierre. Todos os pães de forma da Lilóri levam farinha de painço, cereal alcalino que possui baixa quantidade de gorduras e um alto teor de fibras solúveis e insolúveis, o que favorece a saciedade.

Para substituir o leite, uma das soluções encontradas foi a biomassa de banana verde. Ela é considerada uma espécie de remédio natural, um prebiótico, capaz de melhorar a imunidade, trazer saciedade, ativar a serotonina e regular o intestino.

 

Créditos: Paula Zorzi

 

Sobre o chef Jorge Augusto Ferreira:

Com apenas 24 anos, o chef Jorge Augusto Ferreira cozinha desde os 16. Começou aprendendo os segredos das culinárias portuguesa e espanhola com a família. Apaixonado pela gastronomia, formou-se no Centro Universitário Senac, em São Paulo, onde fez pós-graduação em Gestão em Negócios em Serviços de Alimentação. Morou um ano na Inglaterra, onde se especializou em Panificação e Confeitaria pela tradicional Le Cordon Bleu, de Londres. Trabalhou como confeiteiro no restaurante Baserri Maitea, em Bilbao, na Espanha. Em São Paulo, atuou nos contemporâneos Eñe e O Pote do Rei e como confeiteiro na Pâtisserie Douce France. Está à frente da cozinha da Lilóri Pães e Doces.

 

Créditos: Tadeu Brunelli

 

Crostata de geleia de morango

Rendimento: serve de 4 a 6 pessoas

Tempo de Preparo: 80-90 minutos

 

Ingredientes:

Massa:

100 g de farinha de arroz (3/4 de xicara)
100 g de fubá (3/4 de xícara)
50 g de amido de milho (1/2 xícara)
1 colher de chá de fermento químico
5 colheres de sopa de azeite de oliva ou girassol
1 ovo
1 colher de café de goma xantana
2 colheres de sopa de gergelim
Água q.b. (aproximadamente 3 colheres de sopa)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo

 

Geleia:

3 xícaras de morangos picados

1 xícara de açúcar demerara

 

Preparo:

 Massa:

– Bata todos os ingredientes na batedeira usando a raquete (ou misture na mão até que chegue a uma consistência de massa podre).

– Coloque em forma de torta, faça alguns furos na base com um garfo e asse, sem a geleia, por aproximadamente 22 minutos a 175 graus.

 

Geleia:

– Junte os dois ingredientes na panela e cozinhe por, aproximadamente, 30 minutos em fogo brando.

Coloque a geleia na massa e bom apetite!

 

Serviço:

 

Lilóri Pães e Doces

www.lilori.com.br

Rua Peixoto Gomide, 1486

CEP  01409-003 – Jardins – São Paulo – SP

Tel. 11 3068-8061

Assessoria: SG Comunicação & Imagem

Coluna Especial, Destaques, Especiarias, Receitas Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Comendo com Especiarias: Lilóri”

Deixe seu comentário