Como plantar, usar, armazenar e encontrar: Alho

mar 14, 2016 Sem comentários by

COMO PLANTAR

Para o cultivo do alho, devem-se separar os dentes do bulbo, enterrando-os a uma profundidade de cerca de 6 cm, com a extremidade em bico voltada para cima. São semeados as fileiras (distantes entre si em cerca de 30 a 50 cm), deixando-se aproximadamente 15 cm entre uma planta e outra.
Quanto ao tipo de solo, a planta de alho prefere solos leves, finos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Não suporta terrenos úmidos. Solos pesados e mau drenados não permitem o bom desenvolvimento das raízes, prejudicando a nutrição da planta.

COMO USAR

É o tempero preferido, usado e indicado por todas as donas de casa.

Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados ou em lâminas, dependendo da intensidade de aroma e sabor que se queira dar ao prato.

Ao refogar o alho em óleo ou azeite de oliva não doure muito, para evitar que fique amargo

A quantidade de alho a ser adicionada na preparação deve ser 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 gr de alho (cerca de 2 dentes grandes). Devido ao seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, a não ser que seja adicionado em pequenas quantidades.

 

COMO ARMAZENAR

As réstias de alho não devem ficar muito tempo penduradas na cozinha, pois correm o risco de secar sobrando apenas cascas. Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar. Uma boa maneira de armazenar uma cabeça de alho inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica.

ONDE ENCONTRAR

Em feiras livres, supermercados, Mercadão Municipal de São Paulo, Mercado Municipal da Lapa, Zona Cerealista e pequenos empórios.

Alho, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques Tags: , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como plantar, usar, armazenar e encontrar: Alho”

Deixe seu comentário