Especiarias pelo Brasil: Óleo de Palma ou Azeite de Dendê

mar 22, 2016 Sem comentários by

shutterstock_117504214

 

O óleo de Palma ou como é bastante conhecido aqui no Brasil, principalmente, na Bahia. O azeite de dendê é popular nas culinárias brasileiras e angolanas, também muito usado nas religiões africanas e brasileiras, como o candomblé e a umbanda para temperar as comidas dos Orixás.

Para quem não sabe, o dendê é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro. Indispensável na cozinha afro-brasileira é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó de camarão, abará, entre outros. Em Angola, é usado, por exemplo, na preparação da moamba de galinha. Além do uso culinário, o azeite de dendê pode também substituir o óleo diesel, embora seja muito mais caro, sendo ainda rico em vitamina A.

Já que estamos falando sobre especiarias brasileiras, vamos contar um pouco da história do dendê. O óleo originário desta palmeira foi introduzido na América a partir do século XVI, coincidindo com o início dos tráficos de escravos para o Brasil. O estudioso Edison Carneiro, em “Ladinos e Criolos: estudos sobre o negro no Brasil”, de 1964, nos informa que: “Os traficantes de escravos acrescentaram o dendezeiro à paisagem natural do Brasil sem maiores dificuldades. Era natural que o plantassem primeiro na Bahia, então o grande centro do comércio de negros”.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Dendê, Destaques, Especiarias pelo Brasil Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Óleo de Palma ou Azeite de Dendê”

Deixe seu comentário