Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Cardamomo

mar 28, 2016 2 Comentários by

 

COMO PLANTAR
Planta herbácea com altura em torno de 1,50 metros, com caule flexível e folhas grandes ovais. As flores são pequenas e brancas seguidas de fruto pequeno verde. Seu fruto é do tipo cápsula de cor verde-pálida contendo muitas sementes. As sementes são perfumadas, lembrando o perfume de cânfora e eucalipto.
Produzido em regiões de clima quente e úmido, como na Floresta Amazônica, Bahia e Vale da Ribeira em São Paulo, o cardamomo necessita de local de cultivo à meia sombra, solo levemente úmido, rico em material orgânico e permeável.
Para plantar, abra um buraco maior que o torrão. As regas deverão ser moderadas para evitar fungos. Os frutos são colhidos e secos, pois quando ao natural não têm o mesmo sabor nem perfume.

 

COMO USAR
Hoje em dia, 80% da produção mundial de cardamomo é consumida em países do Oriente Médio. Os árabes tostam os grãos de café ainda verde, depois o amassam com um pilão e, por fim, fervem junto das sementes de cardamomo e açúcar, incluindo cravo ou uma pitada de açafrão. Assim têm um café deliciosamente exótico.
Aqui em casa, eu facilitei a receita triturando uns grãos de cardamomo junto com o café. Se você não encontrar os grãos, aposte no cardamomo moído. Fica igualmente delicioso.

 

COMO ARMAZENAR
Se possível, compre as sementes inteiras e triture conforme for utilizando já que o cardamomo perde seu sabor e aroma rapidamente quando já moído. Armazene-o em um recipiente hermético em local seco e escuro. As sementes verdes apresentam o melhor sabor.  Não é aconselhável congelar as sementes.

 

ONDE ENCONTRAR

Em vários Empórios do Mercadão Municipal de São Paulo, Rua Cantareira, 306 – com acesso fácil por metrô Luz ou São Bento. Na Zona Cerealista, principalmente no entorno da Rua Prof. Eurípedes Simões de Paula – Brás. Em lojas que trabalham com produtos naturais, supermercados e Internet. E na loja Grão-Vizir Masalas & Especiarias fica na Rua Marcelina, 563. Vila Romana – São Paulo, SP. Telefones: 11 3869-4559 e 2649-4559. Pode ser acessada eletronicamente: graovizirespeciarias@gmail.com ou www.graovizirespeciarias.com.br ouwww.facebook.com/graovizir.especiarias

Cardamomo, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques, Especiarias, Onde Comprar, Receitas Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Cardamomo”

  1. Lucia Helena M. de Oliveira says:

    além de ser usada para fazer arroz, sabe de outra utilidade na culinária?

Deixe seu comentário