Especiaria: Cardamomo

mar 28, 2016 Sem comentários by

 

É a principal especiaria que compõem as principais masalas (mescla de especiarias que se modificam dependendo do prato que você vai preparar) da índia.

O cardamomo tem um sabor cítrico que combina bem com canela, gengibre,  cravo, noz-moscada e pimenta. Cardamomo (Elettaria cardamomum) é a semente de uma planta perene da família Zingiberacea, a mesma do gengibre. Apesar de ser uma das especiarias mais caras do mundo – só fica atrás do açafrão -, é usada há séculos para fins medicinais, espirituais e culinários. Nativa da India, foi plantada no jardim do rei da Babilônia em 721 aC e introduzida na Europa pelos soldados de Alexandre O Grande em 325 aC. Os romanos e gregos a usavam não só na culinária mas também como perfume. Diz a lenda que Cleópatra perfumava seu palácio com cardamomo quando recebia a visita de Marco Antonio. O cardamomo tem propriedades antioxidantes e é utilizado na medicina natural como antisséptico, digestivo, diurético e expectorante.

O cardamomo é maravilhoso em pudins de leite. Pode ser utilizado em marinados, pratos com arroz, pães, bolos e doces. Utilize as vagens inteiras se pretender um sabor subtil, mas parta-as se o pretender mais forte. Moído perde os seus melhores óleos, pelo que convém usar sementes frescas e moê-las quando necessário.

 

Allgemein, Cardamomo, Destaques, Especiarias, Receitas, São Paulo, Sudeste Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cardamomo”

Deixe seu comentário