Como usar, armazenar e encontrar: Louro

abr 11, 2016 Sem comentários by

shutterstock_127227380

COMO USAR:

Uma dica fácil para evitar aparições de bichinhos nos recipientes onde guardamos grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha é colocar uma folha de louro dentro dos potes. O louro é um repelente natural e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes.

Na culinária brasileira todos sabem que um bom feijão tem que ter louro, mas seu sabor pode incrementar muitos outros pratos. É ótima a combinação de louro com batatas. Sempre que possível, compre  batatas orgânicas para poder comer a casca sem culpa. Outra dica:  

Sopa de feijão com louro

shutterstock_73376851

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão carioca;
  • 6 folhas de louro;
  • 8 xícaras (chá) de água;
  • Sal a gosto;
    Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 xícara (chá) macarrão padre-nosso;
  • 4 dentes de alho picado;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 200 gr de linguiça portuguesa em rodelas.

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, ponha o feijão, o louro e 6 xícaras de água, cozinhe por 30 minutos (a partir do momento em que a panela comece a chiar) ou até o feijão ficar macio, retire do fogo e deixe sair a pressão, bata o feijão e o louro com o caldo no liquidificador até obter um creme grosso, transfira para uma panela, junte a água restante e tempere com sal e pimenta, leve ao fogo médio até ferver, acrescente o macarrão e cozinhe por 10 minutos, à parte, frite o alho no óleo até dourar,  junte a linguiça e frite por 5 minutos, adicione à sopa, misture e deixe ferver, sirva em seguida. Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/sopa-de-feijao-com-louro

COMO PLANTAR:

O loureiro não é uma árvore exigente quanto ao solo, mas se desenvolve melhor em solos frescos, secos, de boa fertilidade e ricos em matéria orgânica. A propagação mais comum é feita somente através de estaquia (plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas). Como a maioria das ervas, o louro não requer fertilizantes com frequência, e a frequência de pestes e doenças é relativamente baixa. Embora resista a geadas suaves, o frio prolongado e ventos fortes podem ser desastrosos à planta. Se você mora em uma região de clima mais frio, opte pelo plantio em vasos; deixando-os ao ar livre durante os meses mais quentes e levando-os para dentro de casa quando a temperatura cair abaixo dos 5ºC. A planta pode atingir altura considerável, por isso podas e mudanças de vasos frequentes são necessárias.

Fontes: www.portalsãofancisco.com.br/louro; e www.delas.ig.br/casa/jardinagem.

 

COMO ARMAZENAR:

Se a folha estiver fresca, opte por usá-la no mesmo dia da compra ou da colheita para que não perca o sabor. O louro seco pode ficar em um vidro fechado, na despensa, por até um ano.

 

ONDE ENCONTRAR:

Mercadão Municipal de São Paulo. Zona Cerealista. Mercado Municipal da Lapa, feiras-livres, lojas que trabalham com produtos naturais; internet http://www.deverdecasa.com/2012/10/horta-em-vasos-pe-de-louro.html; http://www.mundodastribos.com/como-plantar-folhas-de-louro.html; http://www.mfrural.com.br/busca.aspx?palavras=louro+tempero+mudas; https://www.compremudas.com.br/produto/louro-branco-%252d-bastardiopsis-densiflora.html   

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques, Louro
Nenhum Comentário para “Como usar, armazenar e encontrar: Louro”

Deixe seu comentário