Especiaria: Louro

abr 11, 2016 Sem comentários by

A especiaria louro é filha do loureiro, uma árvore com origens no Mediterrâneo e que pode alcançar 20 metros de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas (textura semelhante ao couro) e com odor característico, indicadas para uso na culinária.  O seu fruto quando maduro tem cor negra e dá origem ao óleo de louro,  com aplicação medicinal.  Além disso a sua madeira é de excelente qualidade.
shutterstock_124557841

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais.  Esse costume também foi herdado em Roma na época dos Césares. Usada como tempero na culinária pode ser seca ou fresca.  As folhas frescas são amargas e de aroma intenso.  Além de condimentar pratos mais picantes, o louro pode ser fervido no leite para aromatizar cremes e pudins. Por apresentar muitos nutrientes importantes em sua composição, o louro auxilia na prevenção de várias doenças. Entre esses nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C,

As folhas do louro são usadas no  preparo de vários pratos como feijão, sopas e carnes, grelhadas ou guisadas. Mas lembre-se de tirar as folhas antes de servir. Em geral, seja qual for o prato, uma simples folha de louro é suficiente.
O louro harmoniza  muito bem com limão e funcho. Esta combinação pode ser usada, por exemplo, ao rechear a cavidade de um peixe para assar.

Especiarias inteiras e algumas ervas como folhas de louro liberam seu sabor e aroma mais lentamente, por isso são utilizados no início do cozimento. A folha de Louro, como vimos aqui no Armazém das Especiarias é um dos componentes do Bouquet Garni. Em  casas que trabalham com produtos naturais são comercializados paus de louro seco para espetos. Os grelhados de carne adquirem um sabor delicioso.

Para a coluna Chá de Especiarias, veremos como o louro pode ser um ótimo aliado sendo usado como chá. Ele ajuda na digestão, aumentando as secreções digestivas e estimulando os movimentos peristálticos.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, De A a Z, Destaques, Louro Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Louro”

Deixe seu comentário