Especiarias pelo Brasil: Mamão

abr 12, 2016 Sem comentários by

Apesar de o Brasil ser conhecido como a “terra das frutas”, e possuirmos uma grande variedade delas, hoje a coluna Especiarias pelo Brasil contará um pouco sobre o mamão, que não é tipicamente brasileiro, mas é tão amado e consumido como se fosse.

shutterstock_370485173

O termo “mamão” é usado para identificar o fruto mais alongado e adocicado. Já o termo “papaia” identifica o fruto mais arredondado. Ambos possuem a casca macia, amarela ou esverdeada. A polpa é doce e macia, sua cor varia do amarelo-pálido até o laranja.

Essa fruta rica em sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio e vitaminas A e C é típica de regiões tropicais e subtropicais. Conhecido por papaia no México ou passaraiva no Nordeste do Brasil, ele pode ser plantado e colhido durante todo o ano. No Brasil são conhecidas mais de 57 variedades de mamão.

Uma curiosidade é que antes de seu amadurecimento, o mamão produz a papaína, uma enzima utilizada em medicamentos contra má digestão, além de controlar a prisão de ventre. Além disso, o mamão é rico em carotenóides e licopeno, que são os agentes que lutam contra o câncer. Estas substâncias matam a célula cancerosa e regulam a proteção de enzimas.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiarias pelo Brasil, Frutas e Verduras - Armazenamento, Mamão Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Mamão”

Deixe seu comentário