Comendo com Especiarias: Descobrimento do Brasil: Receita de Cozido à Portuguesa

abr 18, 2016 Sem comentários by

No dia 22 de abril de 1500, 13 caravelas vindas de Portugal chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. À primeira vista, acreditavam que se tratava de um grande monte – e o nomearam de Monte Pascoal. Após um tempo, o nome foi alterado para Ilha de Vera Cruz e, mais tarde, Terra de Santa Cruz. Somente em 1511, após a descoberta do pau-brasil, o país começou a ser chamado como é hoje. Em homenagem à chegada de Pedro Álvares Cabral, líder da expedição, o Comitê Umami separou uma receita de Cozido à Portuguesa – prato típico do país lusitano, à base de vegetais, carnes e embutidos.

Além de comemorativa, a receita pode proporcionar o Umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano. Na preparação, os alimentos que possuem esse gosto são a carne, o frango, a batata, a cebola, o repolho, o milho e a cenoura. As características e benefícios do Umami são o prolongamento do sabor e o aumento da salivação, que auxiliam na aceitação alimentar, na higiene bucal e no processo digestivo.

Confira mais receitas em portalumami.com.br

Cozido à Portuguesa

www.tbfoto.com.br AJINOMOTO - SP/SP - 14/11/2012 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

www.tbfoto.com.br
AJINOMOTO – SP/SP – 14/11/2012
Foto: Tadeu Brunelli
ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1 cebola média picada;
2 dentes de alho espremidos;
500 gr de acém cortado em cubos;
500 gr de peito de frango, sem pele, cortado em 6 pedaços;
1 litro de água fervente;
3 colheres (chá) de sal;
1 espiga de milho cortada em 3 partes (220 g);
1 gomo de paio defumado cortado em cubos;
200 gr de bacon picado;
4 batatas grandes cortadas em rodelas;
200 gr de mandioquinha, em cubos grandes;
2 cenouras médias, em rodelas;
Meio repolho pequeno cortado grosseiramente;
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado;
Meia colher (chá) de pimenta-do-reino;

Modo de Preparo:
1. Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite em fogo alto, doure a cebola e o alho. Junte a carne e o frango, e frite por 10 minutos, ou até dourarem.
2. Acrescente 500 ml da água, metade do sal e o milho, feche a panela e cozinhe por 10 minutos após o início da fervura.
3. Espere ceder à pressão, abra a panela e adicione o paio, o bacon, a batata, a mandioquinha, a cenoura e a água restante, e cozinhe por mais 10 minutos, com a panela semitampada, ou até todos os legumes ficarem macios.
4. Junte o repolho, o cheiro-verde, a pimenta-do-reino e o sal restante, e deixe cozinhar em fogo baixo, por mais 10 minutos, com a panela semitampada.
5. Retire do fogo e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Umami:
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

Assessoria:
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Comendo com Especiarias, Destaques Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Comendo com Especiarias: Descobrimento do Brasil: Receita de Cozido à Portuguesa”

Deixe seu comentário