Especiaria: Ervas de Provence

abr 18, 2016 Sem comentários by

shutterstock_135418397

Nesta constante viagem que fazemos pelo universo das especiarias visitamos regiões e países interessantíssimos. Vamos recordar quando aportamos em Provença, região limitada pelos Alpes e pela Itália do Leste, pelo rio Ródano a oeste, e pelo Mediterrâneo ao Sul. Pra você se localizar mais um pouco, dois ícones do luxo, elegância e tradição estão em nosso caminho: o Principado de Mônaco e a pitoresca Marselha, segunda maior cidade de França, o maior porto comercial do país.

As colinas da Provence, no sul da França,  recebem um presente da natureza:  as ervas aromáticas, muito utilizadas na cozinha local. Não existe uma receita padrão para a combinação das ervas. Tradicionalmente, inclui manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Raspas de casca de laranja às vezes são adicionadas, assim como lavanda. A combinação dessas ervas possui um sabor levemente adocicado, picante e mentolado.

As Ervas de Provence são usadas para temperar peixes, carnes e legumes. O mix francês pode ser acrescentado no cozimento, o que garante que o gostinho “pegue” nos alimentos. É bastante usado também no tempero de azeites de oliva, perfeito com os pratos típicos da região. Outra dica é regar o molho sobre frango e peixe grelhados, acompanhados de tomate, batata e azeitonas. As ervas são ótimas em molhos para pizza, quiches, sopas, suflês, omeletes, legumes refogados  e espetos de carne ou frango. Que delícia!

É bom para:  Estimular o apetite e substituir o sal na alimentação de hipertensos. Visto seu aroma pronunciado engana o paladar, escamoteando um pouco a ausência do sabor salgado.

 

Um mix básico de 100 gr de Ervas de Provence secas contêm:

Vit. B1 – 0,512 mg
Niacina – 4,93 mg
Cálcio – 1888 mg
Cobre – 0,86 mg
Ferro – 123 mg
Magnésio – 220 mg
Fósforo – 201 mg
Potássio – 814 mg
Sódio – 54,7 mg
Zinco – 6,19 mg
Calorias – 277
Proteínas – 9,12 g
Carboidratos – 64 g
Gordura – 7,42 g
Fibras – 37 g
Colesterol – 0 mg
Vit. A – 379 RE

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Ervas de Provence Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Ervas de Provence”

Deixe seu comentário