Como plantar, usar, armazenar e encontrar: Castanha-de-caju

abr 25, 2016 Sem comentários by

shutterstock_166563143

COMO EU PLANTO:

Diferente de outras especiarias, que você pode plantar inclusive em sua  horta caseira,  a castanha-de-caju é fruto do processamento plantio/colheita que se origina  em fábricas e mini fábricas. Como uma planta de clima tropical, exige para seu desenvolvimento altas temperaturas, sendo a média de 27ºC a mais apropriada para o cultivo. O cajueiro é bastante maleável podendo ser plantado em qualquer solo. Preferencialmente, com textura arenosa, relevo plano, ou suavemente ondulado, não sujeito a encharcamentos.

 

COMO EU ARMAZENO:

Como o armazenamento também é consumado via industrial, vou atiçar a sua curiosidade para o processamento correto dessa especiaria. A colheita pede temperatura mais amena. Deve ser feita uma leve torção visando que o pedúnculo se solte suavemente do ramo da panícula. Ainda no campo, acontece a pré-seleção, objetivando separar os cajus destinados ao mercado de mesa daqueles que serão destinados à indústria. Esta operação deve ser realizada a sombra e no menor tempo possível. Depois de limpas, selecionadas, secas e classificadas, as castanhas podem ser armazenadas por mais de 1 ano. A especiaria deve ser acomodada em sacos de fibra vegetal, empilhados sobre estrados espaçados entre si, para permitir a circulação, distanciados de paredes e do teto. O uso de sacos de plástico ou de outra fibra sintética deve ser descartado, evitando acúmulo de umidade em seu interior. Os depósitos devem ter boa ventilação, providos de janelas, esquadrias.

Fonte principal: Embrapa. http://www.embrapa.br/

 

COMO EU USO:

Para ser gostosa, uma receita nem sempre precisa ser complicada de fazer. Tudo depende da ocasião. Muitas vezes você precisa de  bem pouco – desde que o resultado seja gostoso, claro! – para seduzir uma visita, completar um jantar íntimo,  ou satisfazer seus filhos, amigos dos filhos, netos, sobrinhos…

FAROFA DOCE
(Cobertura para sorvete)

shutterstock_202829233

Ingredientes:

1 xícara rasa de açúcar de confeiteiro (ou do comum)
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de biscoito champagne ou maizena triturado
1 xícara de leite em pó
2 xícaras de castanha-de-caju (sem sal) moída
4 colheres de manteiga sem sal derretida (e fria)

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, misture tudo com as mãos até ficar em ponto de farofa. Sirva por cima do sorvete.

 

ONDE ENCONTRAR

Mercadão Municipal de São Paulo, Zona Cerealista. Mercado Municipal da Lapa, na internet:http://lista.mercadolivre.com.br/castanhas-de-caju-com-pre%C3%A7o-imbativel-23,99%3D-1kg; http://comprar-vender.mfrural.com.br/detalhe/castanha-de-caju-35301.aspx;http://www.lojarelvaverde.com.br/castanhas-oleaginosas-castanha-de-caju/; http://www.castanhasdecaju.com/;http://www.buscape.com.br/castanhas

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Castanha de Caju, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques Tags: ,
Nenhum Comentário para “Como plantar, usar, armazenar e encontrar: Castanha-de-caju”

Deixe seu comentário