Médicos que Cozinham: Farinha de Linhaça

abr 29, 2016 Sem comentários by

shutterstock_397914859

Olá, amigos leitores do Armazém das Especiarias. Continuando a nossa jornada pelo mundo das farinhas funcionais, hoje começamos a falar das farinhas feitas de oleaginosas. Começo então a falar sobre a farinha de linhaça.

Definição:

A linhaça é a semente do linho, planta cujas fibras dão origem a tecidos e que já era utilizada pelos egípcios há pelo menos 3 mil anos antes de Cristo. Da semente da linhaça extrai-se tanto a farinha como o óleo, muito utilizado na culinária e na indústria cosmética.

A farinha obtida a partir da moagem da linhaça é uma excelente fonte de ômega 6 e ômega 3 (também conhecido como ácido Alfa-linolênico, ou ALA), dois tipos de ácidos graxos que podem ser benéficos contra uma série de condições, que vão desde problemas com colesterol elevado até intestino preso e inflamações cardíacas.Uma única colher de sopa cheia (14g) de farinha de linhaça fornece cerca de 133% das nossas necessidades diárias de ômega-3, além de 15% da ingestão diária recomendada de fibras.

Marrom ou dourada?

Marrom ou dourada, ambas possuem importante valor nutricional para as pessoas que as consomem. A linhaça é fonte de vitaminas, minerais, proteína vegetal, gordura poli-insaturada, fibras e ômega 3, nutriente essencial que não é produzido pelo organismo. A única diferença é que a linhaça dourada é produzida em países de clima frio, e, por isso, contém mais ômega 3. Dos dois tipos de linhaça, o conteúdo de ômega 3, ômega 6 e proteínas, tende a ser maior na linhaça dourada. Já a questão do preço se deve ao fato da linhaça dourada ser importada do Canadá – que, aliás, é o maior produtor mundial de sementes de linhaça. Podemos dizer, portanto, que há mais benefícios da farinha de linhaça dourada do que da linhaça marrom, sobretudo na forma de farinha, pois ser mais nutritiva que sua semelhante.

Forma de consumo

Ainda que as sementes de linhaça dourada colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados; como as sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intactamente. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes e principalmente o óleo da linhaça contido nas sementes seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça dourada na forma de farinha e sem peneirar.

Benefícios da farinha de linhaça dourada A presença de ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais conferem à farinha de linhaça o status de um alimento funcional altamente nutritivo. Confira os principais benefícios da farinha de linhaça dourada à saúde e à boa forma:

Controle do Peso

A grande quantidade fibras (são quase 5 vezes mais que a farinha de aveia) tornam a farinha de linhaça um excelente alimento para quem está de olho na balança. As fibras retardam a digestão e fazem a sensação de saciedade chegar mais rápido – e permanecer por mais tempo. Consumir um pouco de farinha de linhaça dissolvida em água antes das refeições pode também ajudar a regular os níveis de glicemia, impedindo variações bruscas no apetite que costumam o correr após o consumo de carboidratos de rápida absorção (pense naquela fome que costuma aparecer se você comer só um pedaço de pão branco).

Acredita-se também que os ácidos graxos da linhaça atuem sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. E por último, a farinha de linhaça dourada auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio (em excesso) de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.

Oferece proteção contra o câncer de mama A linhaça é a maior fonte alimentar de ligninas, uma espécie de fito esteroide que imita a ação do estrógeno e que pode ajudar a repor naturalmente as taxas desse hormônio no período da menopausa. Dessa maneira, pode haver benefícios da farinha de linhaça dourada na prevenção do câncer de mama, sobretudo em mulheres que já passaram dos 40 anos. Em mulheres que ainda não chegaram à menopausa, o consumo de farinha de linhaça pode melhorar a ansiedade e diminuir a compulsão por doces durante a TPM.

Previne a Diabetes

A farinha de linhaça dourada é uma ótima opção para o cardápio de quem está de olho na glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça dourada pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da doença.

Melhora as taxas de colesterol

Um dos principais benefícios da farinha de linhaça dourada se dá através da sua atuação sobre os dois tipos de colesterol – LDL e HDL. Ao mesmo tempo em que se mostrou capaz de reduzir às taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol.

Esse efeito da farinha de linhaça dourada se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.

Regula a Pressão Arterial

Ainda que faltem estudos específicos com a linhaça nessa área, diversas pesquisas já demonstraram o potencial do ômega-3 no controle e redução da pressão em hipertensos. E já vimos que a linhaça também colabora para a eliminação do excesso de sódio pelos rins, melhorando o balanço hídrico e também colaborando para uma melhora da pressão.

Uma ou duas colheres de farinha de linhaça ao dia, acompanhadas de uma dieta com pouca gordura e pouco sódio, podem ajudá-lo a controlar e até mesmo diminuir a pressão arterial.

Combate Inflamações

Pouca gente sabe, mas um dos benefícios da farinha de linhaça dourada é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combate o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.

Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a farinha de linhaça dourada torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como essa função se deve, sobretudo à presença do ômega 3, certifique-se de consumir a farinha de linhaça integral, ou seja, aquela que não passou por um processo de “desengorduramento”. É um excelente alimento para o sistema nervoso O ômega 3 e o ômega 6 encontrados na linhaça contribuem tanto para a formação do sistema nervoso do bebê quanto para sua proteção e bom funcionamento no indivíduo adulto. Uma das propriedades da farinha de linhaça é exatamente fornecer nutrientes para as células cerebrais, oferecendo assim uma proteção contra doenças degenerativas (como Parkinson e Alzheimer) e até mesmo perda de memória e depressão.

Como fazer a farinha:

Para fazer a farinha de linhaça basta bater no processador (ou liquidificador) as sementes inteiras de linhaça dourada, até que tenham se transformado em pó. Guarde a farinha em recipiente fechado e longe de produtos com cheiro forte.

Para não perder as propriedades da linhaça dourada, a dica é não fazer muita farinha de uma única vez, preparando somente a quantidade que vai utilizar naquele dia, ou no máximo o suficiente para dois dias, até porque o óleo começa a oxidar, ficando rançoso.

Deixo aqui uma receita deliciosa de um bolo facílimo, utilizando a farinha de linhaça. Deliciem-se e até a próxima semana.

Bolo com farinha de linhaça dourada com banana e aveia

shutterstock_185680103

Ingredientes:

  • 3 bananas nanicas;
  • 1 ½ xícara de farinha de linhaça dourada;
  • 1 ½ xícara de aveia em flocos finos;
  • 1 xícara de óleo de coco;
  • 4 ovos inteiros;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo:

  1. Descasque as bananas e bata no liquidificador junto dos ovos e o óleo .
  2. Depois misture essa massa do liquidificador com os outros ingredientes em uma tigela.
  3. Misture bem até incorporar.
Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Linhaça, Médicos que Cozinham Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Médicos que Cozinham: Farinha de Linhaça”

Deixe seu comentário