Médicos que Cozinham: Farinha de Banana Verde

mai 06, 2016 Sem comentários by

Olá, queridos amigos e leitores do Armazém das Especiarias. Hoje deixo aqui o último post da série de farinhas funcionais.

shutterstock_384438988

Muitos pacientes do consultório perguntam sobre a biomassa de banana verde, como já havia dito aqui, esta preparação possui inúmeros benefícios para a saúde, quando feita de maneira adequada. Porém, com uma consistência pastosa, não dá para ser usada em qualquer preparação. Quando fazemos a farinha de banana verde, as opções para criarmos receitas deliciosas com um produto extremamente rico se multiplicam. Por isso, encerramos esta série com esta maravilha funcional excelente para todos.

A farinha de banana verde é feita justamente com a fruta que ainda não amadureceu. Mas comer uma fruta verde não faz mal? No caso da banana, ela está cheia de benefícios e o principal deles é o tal do amido resistente. Por ser digerido apenas no intestino, e não no estômago, ele traz uma série de benefícios para o nosso organismo, como turbinar a imunidade, melhorar a digestão, diminuir os índices glicêmicos, aumentar a saciedade, prevenção de alguns tipos de câncer e até mesmo diminuição das taxas de colesterol.

Como já havia dito ao falar da biomassa, a banana verde é um alimento realmente incrível. Ela pode ter de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Além disso, ela apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural da fruta.

A banana verde tem menos calorias e carboidratos, como é possível verificar na tabela abaixo, o que ajuda a reverter o ganho de peso. Ela também possui zero gordura, o que permite a inclusão de outros alimentos com gorduras boas na refeição. Para completar, ela possui mais fibras do que a banana madura também, o que melhora também o trânsito intestinal.

Tabela Nutricional

A farinha mantém os principais nutrientes da banana verde, mas não se sabe ao certo o quanto ela conserva do aminoácido triptofano, por exemplo, precursor da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Farinha de banana verde – 30 g (uma porção)
Calorias 99,1 kcal
Carboidratos 22 g
Proteínas 0,66 g
Gorduras
Fibras 2,66 g
Fósforo 57 mg
Cálcio 47,1 mg
Magnésio 9,24 mg
Ferro 0,92 mg
Manganês 0,04 mg

Fonte: Estudo Caracterização da farinha de banana verde. Ciênc. Tecnol. Aliment. vol. 29 no.2 Campinas Abril/Junho 2009; Estudo Composição química de misturas de farinhas de banana verde com castanha do brasil. Rev. Inst. Adolfo Lutz;69(3):396-402, jul.-set. 2010 – Adaptados para porção de 30 gramas.

Além do amido resistente, uma das vantagens da farinha de banana verde são suas fibras. A quantidade recomendada diária de ingestão desse nutriente é de 25 gramas. Duas colheres de sopa de farinha de banana verde (ou 30 gramas), a quantidade diária recomendada, contêm 2,66 gramas de fibras, ou seja, 10% do que você precisa consumir no dia.

Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes a porção dessa farinha traz:

  • 10% de fibra
  • 8% de fósforo
  • 7% de carboidrato
  • 6% de ferro
  • 5% de cálcio
  • 3% de magnésio
  • 2% de manganês
  • 1% de proteína.

Benefícios da farinha de banana verde:

O amido resistente é responsável por grande parte dos benefícios da farinha de banana verde. Conheça quais são eles:

  1. Controle das taxas de colesterol

O consumo habitual de farinha de banana verde pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim em circulação (LDL). As fibras da farinha dificultam a absorção dos lipídios, além de também estimular a produção de HDL (bom colesterol) e que evita que o LDL se deposite nas artérias e cause problemas graves, como no coração.

  1. Melhora o humor e diminui a compulsão

Assim como a banana madura, a farinha de banana verde é fonte de triptofano e vitamina B6, dois elementos essenciais para a síntese de serotonina. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina é na verdade um neurotransmissor, que promove a comunicação entre as células cerebrais (neurônios).

Quanto melhor essa comunicação, menores as chances de você se sentir triste ou deprimido, o que significa que a farinha de banana verde melhora o humor, diminui a compulsão alimentar, alivia os sintomas do estresse e pode até mesmo ajudar na indução do sono (outro efeito do triptofano).

  1. Regula os níveis de açúcar no sangue

Libera glicose de forma muito lenta no organismo, de maneira que não haverá uma grande quantidade de insulina em circulação logo após você consumir o alimento. Isso não somente evita os temidos picos de glicose como pode reduzir a resistência à insulina – que é o principal fator de surgimento de diabetes do tipo II.

  1. Favorece a perda de peso

Ajuda a emagrecer por três motivos, que serão listados ainda como os próximos benefícios da farinha de banana verde:

4.a Aumenta a Saciedade

Sempre elas, as fibras: ao absorverem líquidos no estômago, as fibras aumentam a sensação de saciedade e avisam para o cérebro que está na hora de parar de comer.

4.b Melhora o funcionamento do intestino

Você provavelmente já ouviu falar que existem alimentos que ajudam a causar inflamações no organismo, e que essas informações podem dificultar a perda de peso. Pois é exatamente isso mesmo, uma vez que a má alimentação pode levar ao acúmulo de uma série de toxinas nocivas ao corpo. Uma das melhores maneiras de combater essas inflamações é melhorar o funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e resíduos da digestão. As fibras da banana verde cumprem bem esse papel, atuando como uma “vassoura” do sistema digestivo. Para que esse efeito seja completo, no entanto, é fundamental que a farinha seja consumida com bastante água.

4.6 Evita picos de insulina

Além de promover o estoque de gordura, a insulina em excesso também pode enviar ao cérebro um falso sinal de fome, fazendo com que você queira comer mesmo após ter acabado de se alimentar.

  1. Combate o Câncer de Intestino

Ao estimular a eliminação de toxinas e facilitar a remoção de possíveis resíduos digestivos das paredes intestinais, a farinha de banana verde colabora para a manutenção de um sistema digestivo sadio e funcional, duas características que obviamente estão ausentes no surgimento do câncer. Outra atuação da farinha de banana verde no intestino se dá através do amido resistente, que atua como um excelente probiótico para as inúmeras bactérias que habitam nosso trato intestinal. Bem nutridas, elas são indispensáveis para manter a integridade da parede intestinal e evitar o surgimento de neoplasias (câncer).

Como Fazer a farinha em casa:

Como não é possível consumir a banana verde crua (devido ao alto teor de tanino, que confere à fruta o sabor “marrento” característico), a melhor maneira de utilizá-la é na forma de farinha. Fácil de fazer, a farinha de banana verde pode ser mantida por vários meses sem necessidade de ir à geladeira. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 1 dúzia de bananas verdes.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as bananas;
  2. Ferva-as por dois minutos para remover possíveis impurezas.
  3. Descasque as bananas e corte-as em tiras. Coloque-as sobre uma forma (sem empilhar uma sobre as outras) e leve para assar em forno baixo;
  4. Deixe torrar até que estejam bem secas (esturricadas mesmo) – apenas tome cuidado para que não queimem;
  5. Bata as bananas secas no liquidificador;
  6. Se preferir uma farinha mais fina para fazer bolos e pães, passe a mistura do liquidificador em uma peneira. Já para uma farinha integral com todas as fibras basta armazená-la em vidros bem fechados sem peneirar.

Como vocês puderam perceber, esta farinha é facílima de ser feita e realmente maravilhosa. Deixo aqui uma receita saborosíssima de bolo feito com a farinha de banana verde. Deliciem-se degustando com um belo copo de café preto coado na hora. Até o próximo post!

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Médicos que Cozinham Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Médicos que Cozinham: Farinha de Banana Verde”

Deixe seu comentário