Especiarias pelo Brasil: Açaí

mai 10, 2016 Sem comentários by

shutterstock_379340569

O Pará é um estado da região Norte do Brasil. Recheado de muita cultura, comidas e especiarias típicas, ele é um dos estados mais ricos em cultura e diversidade do país. Na coluna de hoje do “Especiarias pelo Brasil”, trouxemos algo bastante conhecido, um fruto que nós adoramos comer no verão, quando está aquele calorão e tudo o que mais queremos é algo bem gelado para refrescar. Hoje foi a vez do Açaí.

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí. O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores.

Muito conhecido, o açaí é um fruto bastante utilizado na culinária do Pará, mas diferentemente do que nós pensamos e fazemos, ele não é um fruto para se comer apenas como um creme doce. Tradicionalmente, o açaí é comida de subsistência. No Pará, come-se açaí com tudo, seja doce ou salgado.

Aprenda hoje a preparar esse delicioso Açaí na Tigela, bem típico aqui do Brasil!

shutterstock_305548262

Ingredientes:

  • 400 gramas de polpa congelada de açaí;
  • 2 bananas ou outra fruta de sua preferência como mamão ou abacate;
  • 60 ml de xarope de guaraná;
  • Granola a gosto.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o açaí, 1 banana e o xarope. Transfira para uma tigela e pique a outra banana por cima. Salpique com granola e bom apetite!

Você pode fazer várias combinações, como por exemplo, adicionar leite condensado ou leite em pó, substituir o guaraná por suco de laranja, salpicar aveia, quinoa ou chia ao invés da granola…. fica por sua imaginação e seu gosto.

 

 

Açaí, Allgemein, Destaques, Especiarias, Norte, Pará, Prato Principal, Pratos Típicos Brasileiros Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Açaí”

Deixe seu comentário