Comendo com Especiarias: Silo Bar & Forneria apresenta receitas no forno a lenha

ago 22, 2016 Sem comentários by

Frescor, vigor e calor. Receitas preparadas no forno a lenha e servidas, em sua maioria, em charmosas e fumegantes panelinhas de ferro sobre tábuas de madeira. Essa é a proposta culinária do Silo, mix de bar e forneria recém-inaugurado na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo. Da mesma proprietária que o vizinho Figo, a empresária paulistana Maria Fernanda La Regina, o Silo tem menu assinado pelo premiado chef francês Marc Le Dantec.

Natural da Bretanha, Le Dantec já teve passagens pelos badalados Daniel Bouloud, em Nova York, e Maisons de Bricourt, em Cancale, noroeste da França, ambos 3 estrelas no Guia Michelin. Já levou os prêmios de Chef Revelação pela revista Gula (2002) e, por seu trabalho no Galpão, de Salvador, ganhou, de 2002 a 2004, os prêmios de Melhor Cozinha Contemporânea, Melhor Restaurante e Chef do Ano pelo júri do especial Comer & Beber – Salvador, da revista Veja.

Menu

No coração do salão e do menu está o forno a lenha, de tijolo aparente e tampa de ferro. De lá saem assados, entradinhas, empanadas, pizzetes e até quitutes, como compotas doces. O chef Le Dantec apostou na simplicidade do conceito de forneria e na busca por bons ingredientes. Mais sabor do que técnica. Cozinha sem complicação e com ingredientes frescos. Verduras, legumes e frutas vêm direto de pequenos produtores rurais, a exemplo da culinária orgânica que o chef procura fazer no contemporâneo Figo.

O menu do Silo é dividido nas seções “Da Cozinha e Grill” e “Do Forno a Lenha”. Da cozinha, saem opções de saladas, massas, carnes braseadas e camarões. Do forno a lenha estão o Queijo Camembert com Compota de Maçã e Uvas-Passas, Linguiça de Cordeiro Grelhada com Tomate Cereja, acompanhada de molho de mel e mostarda e a Bruschetta de Queijo Azul, que vem guarnecida com mel e castanhas com minirrúculas. Ou as Pizzetes (pizzas individuais), como a de espinafre, cogumelos, queijo brie e presunto cru, que também podem ser compartilhadas como entrada.

O peixe do dia – pargo, carapau, trilha ou cavalinha – também é feito no forno e acompanhado de arroz espanhol (que reúne alho, tomate, pimentão e tempero spigol). Para os vegetarianos, as opções são as Raízes Assadas (cará, mandioquinha, gobô – raiz de bardana – ou batata doce) e osGrãos do Dia, fazendo jus ao nome do restaurante (“silo” significa “armazém de grãos”). Sessão de grãos em trio. Os grãos mudam diariamente, mas podem ser grão de bico, trigo, arroz vermelho e arroz jasmim. Marinada por 24 horas, a Costela Bovina Premium Braseada e acompanhada de batatinhas, salteado de cebola, tomate, cenoura e shoyu, também é um dos pratos de destaque. Para finalizar com doçura, há torta de manga e abacaxi com calda de laranja e especiarias e a rabanada com crème pâtissière e frutas da estação.

Silo Bar & Forneria

Crédito: Rafael Paixão

Ambiente

Além do charme bucólico, o forno a lenha tem vantagens técnicas. Ele ressalta o sabor dos alimentos ao trabalhar num tempo mais lento e numa faixa de temperatura que favorece o preparo de determinados ingredientes, das carnes às massas. De concepção milenar, o fogão de lenha desperta uma proposta culinária relacionada à qualidade de vida, à ideia ancestral de reunião, proteção, alimentação e calor. Viagem gastronômica e sensorial num silo, armazém de grãos, essências e sabores. Culinária fresca, mas sem frescuras.

Serviço:

Silo Bar & Forneria

www.silobareforneria.com.br

Rua Diogo Jácome, 360 – Vila Nova Conceição

São Paulo – SP – CEP: 04512-001

Tel.  11 3044-7323

Facebook: /silobareforneria

Instagram: @silobareforneria

Twitter: #silobareforneria

Assessoria:

SG Comunicação & Imagem

www.sheilagrecco.com

Josi Kersul / producao@sheilagrecco.com

Júlia Galhardo / jornalismo@sheilagrecco.com

Sheila Grecco / sheila@sheilagrecco.com

Tel.: 11 3284-6074 / 9 9944-9497

Instagram: @sgcomunicacao

Facebook: /sgcomunicacaoeimagem

Twitter: @sg_comunicacao

 

Allgemein, Comendo com Especiaria, Especiaria Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Comendo com Especiarias: Silo Bar & Forneria apresenta receitas no forno a lenha”

Deixe seu comentário