Especiarias: Tomilho

out 31, 2016 Sem comentários by

O tomilho (Thymus vulgaris) é um subarbusto aromático da família das labiadas. Possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.

Cultivado do Oeste da Europa ao Sudoeste da Itália é um condimento essencial com poder antiséptico muito utilizado para combater problemas pulmonares, a asma. Especialistas indicam como um fantástico remédio que alivia picadas, dores reumáticas.

Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Novamente, o nosso conselho. Procure sempre um especialista de sua confiança para que ele te oriente individualmente e veja qual e quanto de tomilho é necessário para melhorar problemas de saúde.

Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

O tomilho é fonte de vitaminas C, D e Complexo B e também possui boa quantidade de iodo, sílica e sulfato.

Frequentemente utilizado para preparar carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas.

Por se apresentar também na forma seca, pode harmonizar com patês. Com seu sabor apimentado, o tomilho dá um toque especial a carnes em geral, especialmente de porco e molhos de tomate. O tomilho combina praticamente com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e ovos. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, principalmente quando fresco, para que seu gosto não fique muito pronunciado. Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno. Dá sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso. Pode também ser utilizado como aromatizante em vinagres ou queijos.

tomilho

 

Mais sobre o tomilho.

Pesquisas apontam que o seu óleo essencial contém timol, aloés, resina e tanino.

No antigo Egito foi utilizado para embalsamar as múmias.

Os gregos se perfumavam com essa planta.

Na idade média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra.

No século XVII era comum afirmarem que o tomilho dava fim a melancolia e evitava noites atormentadas por pesadelos.

E até hoje, alguns pesquisadores afirmam que o tomilho pode ajudar na cura da depressão.

Como sempre, orientamos os leitores e leitoras no caso de uso da especiaria para fins medicinais que consultem sempre um especialista de sua confiança.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, Receita, Receitas, Tomilho Tags: , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias: Tomilho”

Deixe seu comentário