Como Plantar, Armazenar e Onde Encontrar: Pimenta Jalapenõ (Jalapenho)

nov 21, 2016 Sem comentários by

COMO PLANTAR:

A pimenta jalapenho cresce bem num jardim pessoal. Tem manias, claro. Nem pense escolher um canto que não seja o mais ensolarado da casa. Ela adora sol, calor, muito calor! Frio, garoa ou baixas temperaturas, nem pensar. E pouca água, bem pouca. Com regador na mão, cubra a área sem encharcar e está tudo bem. Normalmente é colhida duas vezes por ano. E nem pense reutilizar  o mesmo terreno para replantar novas mudas. Deixe a terra se renovar, fortalecer, por dois anos.

COMO USAR:

Conserva Mexicana de Pimenta Jalapenho, Cenouras e Cebola – Escabeche

Ingredientes:

  • 150g pimentas jalapenho verdes
  • 2 cenouras
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola roxa (ou branca)
  • 1 copo de água
  • 1 copo de vinagre (maçã ou arroz)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Tomilho e manjericão fresco (opcional)

Preparo:
Descasque e corte as cenouras em rodelas finas. Corte a cebola em cubos não muito pequenos. As pimentas corte em rodelas (se quiser uma conserva menos picante, tire as sementes, ou pelo menos, a maior parte delas) e o alho apenas ao meio.
Coloque numa panelinha a água, o vinagre, o sal e o açúcar e leve ao fogo.
Assim que levantar fervura, junte as cenouras, cebola, alho e pimenta. Quando a fervura recomeçar, deixe cozinhar por 3 minutos, retirando com uma colher a eventual espuma que subir a superfície.
Num vidro esterilizado ajeite as ervas frescas encostadas ao vidro e com uma colher, vá colocando o escabeche, quente ainda. Complete com o líquido, feche e espere esfriar completamente. Conserve na geladeira uns 3 dias antes de consumir, se bem que eu não aguentei e comecei a consumir no mesmo dia. Mas quanto mais tempo fica “curtindo”, mais gostosa fica.
Dura bastante tempo na geladeira.

Fonte: http://zakuskas.blogspot.com.br/2013/03/conserva-mexicana-de-pimenta-jalapeno.html

COMO ARMAZENAR:

Colhidas as especiarias, o procedimento é comum. Separe as boas daquelas com furos, jogue fora as partes com pontos de apodrecendo ou  amolecidas. Lave as pimentas muito bem.

A dica mais comum para conservar  pimentas e outros legumes é em vinagre. Inclusive, mesclando com outros tipos de pimentas, diversificando temperos e tipos de legumes, como a cenoura ou o pepino.

A acidez do vinagre impede a formação de bactérias ou mofo. Isso permite que sua conserva tenha uma validade prolongada, chegando a quase 1 ano se o frasco for mantido em local fresco, muito bem vedado e protegido da luz e do calor.

ONDE ENCONTRAR:

No Mercadão Municipal de São Paulo, Rua da Cantareira, 306; na Zona Cerealista, entre as ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira e Prof. Eurípides Simões de Paula – no Brás; grandes supermercados e pela internet.

Blogs, Boas Práticas, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, P, Pimenta Jalapeño Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como Plantar, Armazenar e Onde Encontrar: Pimenta Jalapenõ (Jalapenho)”

Deixe seu comentário