Especiarias: Pimenta Jalapenõ (Jalapenho)

nov 21, 2016 Sem comentários by

A pimenta Jalapeño – em nossa grafia pimenta jalapenho – pertence a espécie Capsicum annuum, originária da cidade de Xalapa no México. É conhecida por diversos nomes: pimenta-domingo, huachinango e pimenta-gorda.

Seu nível de ardência  está na faixa 5 pela Escala de Scoville, o que significa um picante moderado e muito apreciada.

A jalapenho fresca é utilizada em várias  saladas, principalmente com tomates. Ela é indispensável  na preparação do nacho na cozinha mexicana.

Mais usos na culinária: fazendo um chipotle , que nada mais é do que uma pimenta jalapenho que passou pelo processo de defumação, ficando com sabor mais acentuado; usada para a fabricação de geleia, em muitos hambúrgueres (atualmente bem na moda) pode ser  encontrada no armadillo eggs, ou ovos de tatu, jalapenhas recheadas que ficaram muito populares nos Estados Unidos, principalmente na década de1990. Outro modo de preparo típico nas terra do Tio Sam é a Texas toothpicks, tiras texanas, prato no qual a pimenta e a cebola são misturadas em formados de tiras e depois são fritas, numa referência direta às famosas batatas-fritas.

A pimenta jalapenho foi introduzida como ingrediente base de um refrigerante americano muito forte, chamado de Blue Brainwash. Quem gosta de pimenta ainda pode se servir da Jalapenõ slammer, ou pimenta-violenta (somente para os fortes), um delicioso aperitivo feito com a nossa especiaria recheada com pastrami, também frito

O uso da jalapenho também pode estar no preparo de pratos, especialmente quando usada picada no vinagre e isso inclui tacos,  nachos e burritos, e em alguns países é acrescentada em sanduíches como o  hot dog e em deliciosas pizzas.

A pimenta é um alimento tremendamente saudável para o organismo, pois ajuda a aumentar a imunidade e ainda acelera o metabolismo, auxiliando num processo de emagrecimento. Além disso, ela possui outras propriedades nutritivas como: aumento da imunidade do organismo, possível auxiliar no tratamento do câncer, melhora do ânimo em pessoas com depressão, combate a enxaqueca, prevenção de gripes e resfriados, tratamento de hemorroidas, combate aos males do coração, diminui as infecções, combate a pressão alta, reumatismo, artrose e atrite.

Como sempre orientamos, para qualquer um destes casos onde a nossa especiaria tem o seu lado medicinal utilizado é sempre necessária a orientação e assistência de um médico ou especialista de sua inteira confiança. Numa regra bem global, a maioria das pimentas fazem bem à saúde. Mas, somente um profissional, não importa qual sua filosofia de tratamento, tem reais condições de avaliar uso e dose.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, P, Pimenta Jalapeño, Pimenta Jalapeño, Receita, Receitas Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias: Pimenta Jalapenõ (Jalapenho)”

Deixe seu comentário