Chá de Especiaria: Chá de Hortelã

mar 23, 2017 Sem comentários by

Preparar chá de hortelã usando apenas ingredientes naturais é um processo simples e fácil, e é também uma forma de ter sempre à mão um ótimo remédio caseiro para aliviar dores de estômago. Você só vai precisar de 2 ingredientes: folhas de hortelã e água quente (se preferir, use mais alguns ingredientes para incrementar o seu chá). O chá de hortelã pode ser servido quente como bebida relaxante em dias de inverno ou gelado como drinque refrescante em dias de verão.

  • Tempo de preparo (quente): 5 minutos
  • Tempo de preparo (infusão): 5 a 10 minutos
  • Tempo total: 10 a 15 minutos

Chá de Hortelã

Chá de Hortelã Quente:

  • 5 a 10 folhas frescas de hortelã
  • 2 xícaras de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)
  • Limão (opcional)

Chá de Hortelã Gelado:

  • 10 ramos de hortelã fresca
  • 8 a 10 xícaras de água
  • ½ a 1 xícara de açúcar a gosto
  • Suco de 1 limão
  • Fatias de pepino (opcional)

Método: Chá de Hortelã Quente:

  1. Ferva a água. É possível fazê-lo usando uma chaleira (em fogueira) ou um bule (no fogão), no micro-ondas ou de qualquer outra maneira que você esteja acostumado a ferver água. Para economizar água, energia, tempo e dinheiro, ferva apenas a quantidade de água necessária para preparar o seu chá.
  2. Lave e rasgue as folhas de hortelã. Lave as folhas em água corrente para remover qualquer sujeira, inseto ou terra que possa estar nelas. Em seguida, rasgue-as para ajudar a liberar o seu aroma e dar ao seu chá um sabor mais intenso.
    • Há uma grande variedade de folhas de hortelã que você pode usar, como a hortelã-verde e a hortelã-pimenta.
  3. Prepare as folhas. As folhas de hortelã podem ser colocadas dentro de um infusor de chá, de um bule próprio para folhas soltas, em filtro de café, em prensa francesa ou direto na caneca.
  4. Despeje a água fervente sobre as folhas. Alguns tipos de chá precisam ser preparados em temperaturas diferentes para não queimar as suas folhas, mas como as de hortelã são resistentes, você pode colocar a água fervente direto sobre elas.
  5. Faça a infusão do chá. O chá de hortelã deve ficar na infusão de 5 a 10 minutos, mas você pode deixá-lo por um pouco mais de tempo se quiser um chá mais forte. Retire as folhas assim que o chá atingir a intensidade desejada (faça o teste provando ou pelo cheiro). Se preferir, deixe as folhas para que ele fique ainda mais forte. Use uma peneira para retirar as folhas soltas (caso você não tenha usado um infusor ou um bule especial).
    • Se você for usar uma prensa francesa, empurre o êmbolo para baixo assim que o chá atingir a intensidade desejada.
  6. Acrescente ingredientes adicionais. Após fazer a infusão, acrescente (se desejar) mel, adoçante ou um pouco de suco de limão antes de tomar o seu chá.

Método: Chá de Hortelã Gelado:

  1. Prepare o chá de hortelã. Faça o chá de hortelã quente em maior quantidade mantendo a mesma proporção de ingredientes. Coloque as folhas de hortelã em um recipiente resistente ao calor e adicione a água fervente diretamente sobre elas. Deixe fazer a infusão.
    • Para preparar uma porção individual, use a mesma proporção de água e hortelã e o mesmo método que você usaria para fazer uma caneca de chá.
  2. Acrescente adoçante e limão. Assim que o chá estiver pronto, esprema o suco de um limão dentro dele (tome cuidado para não deixar cair as sementes dentro do chá). Se quiser que seu chá fique adocicado, acrescente um adoçante da sua escolha a gosto. Mexa bem para dissolver o açúcar.
    • O néctar do agave pode substituir o adoçante líquido ou mel.
  3. Deixe o chá esfriar à temperatura ambiente. Assim que esfriar, coe o chá e leve-o à geladeira. Descarte as folhas de hortelã que foram usadas.
  4. Sirva com gelo e rodelas de pepino. Quando o chá ficar gelado e você estiver pronto para servi-lo, coloque cubos de gelo em alguns copos. Depois, acrescente algumas finas camadas de pepino em cada um dos copos. Sirva o chá e saboreie.

Fonte: WikiHow

Chá, Chá de Especiarias, Chás, Culinária Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Chá de Especiaria: Chá de Hortelã”

Deixe seu comentário