Especiaria: Folhas de limão Kaffir

abr 24, 2017 1 Comentário by

A especiaria que dá sabor a este post é pouco conhecida no Brasil. São as folhas de limão Kaffir ou lima-de-Kaffir, com origem no Sudoeste asiático e que frequenta algumas hortas brasileiras de curiosos por sabores diferentes.Kaffir

Além de filhas de uma fruta, saborosa e medicinal, as folhas de limão Faffir tem muitas utilidades. Muito aromáticas, têm presença garantida na culinária Tailandesa, da indonésia, Camboja, Burma e Laos.  As folhas tem uma cor verde-esmeralda e lóbulos grandes, que parecem duas folhas grudadas.

Nossa especiaria também é chamada de magrood ou makrut. Seu aroma floral limonado soma notas cítricas em sopas, saladas, molhos e frituras. Em parceria com o capim-limão, diferencia os curries tailandeses dos curtidos em milhares de restaurantes.

Caso você não seja ainda um aventureiro que planta folhas de limão Kaffir em casa, elas podem ser encontradas frescas ou secas nos mercados asiáticos de vários países. A internet encurtou bem as distâncias e mesmo no Brasil podem ser encontradas.

Dependendo da criatividade de sua receita ou para replicar um prato tradicional, elas podem ser usadas frescas ou secas.

Sopas e curries, principais destinos para nossa especiaria, devem receber as folhas inteiras. Picadas, só em pratos como bolinhos de peixes.

Se for preparar alguma salada, procure sempre folhas mais novas, mais frescas e mais macias. Nunca use folhas secas.

As folhas de limão Kaffir, dependendo da criatividade dos chefs,  podem integrar o Bouquet Garni Asiático, fazendo parceria com capim limão e gengibre, principalmente em caldos. Para dar um sabor especial ao arroz, coloque algumas folhas no cozimento. As mesmas podem ser adicionadas em uma marinada para pratos com frango, carne de porco e cordeiro. Ou somadas em sopas quentes e ácidas em pratos que tem como grande estrela o  camarão.

Na área medicinal, as folhas de limão Kaffir são recomendadas como auxiliares em manter a saúde oral e dental; curar dores de estômago ou náuseas; melhorar a qualidade do sono; estimular o sistema imunológico; aliviar distúrbios respiratórios e são antioxidantes.

Como sempre recomendamos, peça os conselhos de um especialista de sua inteira confiança, quando você for usar uma especiaria em benefício de sua saúde.

Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, Receita, Receitas, Restaurantes Tags: , , , , , , , , , ,

Um Comentário para “Especiaria: Folhas de limão Kaffir”

  1. Tricia says:

    Ola por favor onde posso encontrar as folhas do limão kaffir?
    Obrigado
    Tricia

Deixe seu comentário