Receita de Chef: Bacalhoada (Portal Umami)

mai 03, 2017 Sem comentários by

Uma boa bacalhoada é manjar que acompanha várias datas importantes aos brasileiros. Certamente está presente com mais frequência nas mesas de famílias com origem portuguesa, descendentes, brasileiros da gema e estrangeiros que aprenderam a apreciar este prato poderoso. E é claro que a umami não poderia deixar de dar sua contribuição para que esta maravilha receba um toque especial.

O umami – ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – é um dos cinco gostos básicos do paladar humano e está presente em vários alimentos do dia a dia, como peixes, queijos, tomates e cogumelos. As principais características do gosto são o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, proporcionando muitos benefícios à saúde, como a melhora na aceitação alimentar, auxílio na digestão de proteínas e na higiene bucal.

 

Bacalhoada

Bacalhoada
Ingredientes:

500g de batatas cozidas “al dente” e cortadas em rodelas
1kg de postas de bacalhau demolhadas, aferventadas e desfiadas grosseiramente
Meio pimentão verde médio, sem sementes, em rodelas (100g)
2 tomates médios cortados em rodelas (300g)
3 ovos cozidos, em rodelas
1 cebola pequena cortada em rodelas (100g)
Meia xícara (chá) de azeitonas pretas descaroçadas (60g)
Meia xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal

Preparo:
1. Em um refratário retangular grande, untado, faça camadas com a batata, o bacalhau, o pimentão, o tomate, o ovo, as cebolas e as azeitonas.
2. Regue com o azeite previamente misturado com sal.
3. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus) por 20 minutos.
4. Retire o papel e volte ao forno por mais 10 minutos, ou até que o tomate murche.
5. Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 porções
Dica do chef: Se preferir uma preparação mais rápida e econômica, você pode substituir o bacalhau por merluza, que não necessita de pré-preparo. Basta limpar o peixe e montar o prato, acertando somente a quantidade de sal.

 

Sobre o Umami:
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

Assessoria:
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Receita, Receita de Chef, Receitas, Receitas de Chef Tags: , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Bacalhoada (Portal Umami)”

Deixe seu comentário