Especiaria: Jambu

jun 05, 2017 Sem comentários by

Quem é do Pará ou aprecia sua rica culinária sabe que o Jambu é a especiaria parte imprescindível no famoso Pato no Tucupi e no Tacacá. É considerada típica da região Norte do Brasil, precisamente o Pará, sendo originária da América do Sul. Também muito apreciada em Madagascar e todo o sudoeste asiático.

 

O jambu é conhecido por muitos nomes: abecedária, agrião-bravo, agrião-do-brasil, Jabuaçu ou Jamaburana, agrião-do-pará, agrião-da-amazônia e agrião-do-norte.

 

Seguindo a tradição, a especiaria tem o seu lado “uso medicinal” e “uso culinário”.

Seu sabor é peculiar, especialmente as flores, que produzem uma sensação de formigamento e entorpecimento das mucosas da boca. Sendo por isso usada para dor-de-dente como anestésico e, em linhas gerais, como estimulante do apetite. Também é indicado para ajudar no tratamento de pedra na vesícula, fraqueza, problemas de pele, tosse, tuberculose pulmonar, herpes, gengivite, candidíase, anemia, escorbuto, dispepsia.

 

Como sempre, nossa postura para qualquer uso medicinal de especiarias é a de insistir que você sempre consulte um especialista de sua confiança, não importando que linha de cura, tratamento e prevenção ele siga. Uma especiaria nunca é um remédio. Quando muito um elemento que somado a outros elementos pode auxiliar e minorar doenças. O especialista entende que cada paciente e um paciente único e diferenciado. Daí, a necessidade do seu discernimento para orientação de uso e dosagem.

 

No quesito “uso culinário”, já citamos o Pato no Tucupi e o Tacacá. Vamos somar a pizza combinado com mussarela, farofa de jambu. Outros chefs e donas de casa recomendam que o jambu pode ser preparado da mesma forma que a couve refogada, cortando-a fininha e refogando-a no azeite com alho, sal a gosto e bacon cortado em cubinhos.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, Pará, Receita, Receitas Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Jambu”

Deixe seu comentário