Especiaria: Chicória do Amazonas (Chicória do Pará)

jun 12, 2017 Sem comentários by

Quem é do Pará e do Norte sabe que não pode faltar a chicória entre os principais pratos da região: tacacá e pato ao tucupi. Os chefs amadores e profissionais também conhecem nossa especiaria e usam em pratos da América Latina, Caribe e Ásia.
Você vai encontrar pessoas que conhecem nossa especiaria por outros nomes: chicória do norte, chicória do Amazonas, coentro bravo, coentrão, coentro do Maranhão, coentro de caboclo. Em plagas de língua espanhola, é chamada de “culantro”.

Chicória
A grande vantagem é que ela – cuja origem está nas Américas – cresce de forma selvagem e em muitos lugares.
Nossa especiaria é da família das Apiaceae, da espécie Erugiu Foetidum. Parte integrante da medicina fitoterápica amazonense, tem sua maior produção advinda da agricultura familiar e dos ribeirinhos. A chicória do Amazonas tem extrema importância econômica para seus produtores, sendo comercializada em grande quantidade.
São folhas grandes e duras e o seu gosto peculiar lembra o coentro, mas com maior intensidade. O legal é que o seu aroma e sabor não desaparecem durante o processo de cozimento, podendo ser adicionadas bem no começo da preparação do manjar.
Na Ásia, onde é muito usada, tempera sopas, ensopados, massa, curries, arroz e pratos que levam carne.
Estudos realizados por dois centros de antropologia, o EMIC e ETIC apontaram como usos de medicinais da chicória do amazonas: “afrodisíaco, condimentar, antiespasmódico, calmante, dores de cabeça, emenagogo (substância que aumenta o fluxo menstrual), estimulante do parto, febrífugo, câimbra, gripe, hepatite e pneumonia.” Pesquisas adicionais apontam a chicória do Amazonas como rica em cálcio, ferro, caroteno, riboflavina. Excelente fonte de vitamina A, B 1, B 2, e C.
Em se tratando de questões ligadas à saúde, sempre recomendamos buscar uma opinião com o médico ou especialista de sua confiança. Somente ele conhece o seu corpo e pode prescrever uso e dose correta.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, Receita, Receitas Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Chicória do Amazonas (Chicória do Pará)”

Deixe seu comentário