Dicas – Cinema e Culinária: “Chef”

jun 30, 2017 Sem comentários by

Culinária, superação e um envolvimento familiar mais lúcido e feliz, os ingredientes deste “Chef”, dirigido por Jon Favreau.

Nosso personagem principal, Carl, é um chef de cozinha talentoso que tem dificuldades em aceitar críticas ao seu trabalho, bem como dificuldades para harmonizar sua vida em família: a relação conturbada com Inez,  a ex-mulher e seu filho Percy. Também não gosta da forma “quadrada” como Riva, o dono do estabelecimento, concebe os cardápios e corta todos os vôos do nosso Chef.

Pra piorar, um crítico destes bem chatinhos faz uma avaliação extremamente negativa do trabalho de Carl pela internet. Irado, nosso Chef responde de forma agressiva, usando as mídias sociais (sem saber dos seus limites) e, como diz o senso comum, “perde a razão”.

É a oportunidade que seu patrão esperava para demitir o rebelde.

Na rua da amargura, com a “ficha suja”, sem perspectivas no mercado, Carl recebe ajuda de sua ex-mulher. O conselho: dar um passo para trás e depois a volta por cima. A ideia: um food truck servindo comida cubana, com a ajuda do amigo e cozinheiro Martin.

“Chef”, o filme, parece um conto de fadas moderno. Temos o moço de bom coração, talentoso, ainda que um pouco perdido com a vida, precisando aprender que criatividade (podemos chamar de arte culinária) e o conservadorismo sempre vão se confrontar. As bruxas más: o dono do restaurante, o crítico destruidor e a internet com suas regras fazem a sua parte: deixar nosso heróis sem saída e baixar ainda mais sua pouca estima. Vem a mocinha,  claro, temos uma heroína. Traz um bom conselho – ainda que penoso, muito trabalho pela frente.  E os novos amigos, amigos de verdade. Mais a segunda chance com a filho e a busca da felicidade.

Chef

O diretor e também intérprete principal, Jon Favreau,  ficou internacionalmente conhecido quando dirigiu “Homem de Ferro” e “Homem de Ferro 2”, grandes sucessos comerciais. Dai, todas as portas da terra do cinema se abriram. E permitiram que ele fizesse esse trabalho solo, “Chef”, com um superelenco: Dustin Hoffman, a belíssima e talentosa Scarlett Johansson, Sofía Vegara, Oliver Platt, John Leguizamo e Robert Downey Jr. Com um orçamento de 11 milhões de dólares, o filme arrecadou 34 milhões, o suficiente para se pagar e manter a boa estrela do diretor.

Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Livro, Livros, Receita, Receitas Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Dicas – Cinema e Culinária: “Chef””

Deixe seu comentário