Especiaria: Orégano

jul 11, 2017 Sem comentários by

No Mês Nacional da Pizza, uma especiaria essencial para curtir este produto que nós brasileiros adotamos como preferência nacional é o orégano. Só para ter uma ideia, no Brasil são consumidas, deliciosamente degustadas mais de 1 milhão de pizzas por dia. Sim, por dia!

Originário da Ásia e da Europa mediterrânea, o orégano é uma erva apropriada para pratos fortes.

Há vários tipos que dependem do solo, do clima e da espécie. O mais suave cresce entre pedras ou em colinas e, quando encontrados em locais de clima úmido frio, não é muito picante.

Os pratos mais típicos com oréganos são os que têm peixe, tomate, queijos, feijão, berinjelas, abobrinhas, mariscos, carne e a pizza, claro!.

Serve especialmente para realçar o sabor dos alimentos, mas é útil para o processo digestivo porque ativa a ação das glândulas salivares. O aroma ativa as células nervosas das narinas e isso estimula o cérebro a entender que o alimento está a caminho. Em seguida o cérebro ordena o aumento de produção de saliva, o que eleva a presença de uma enzima que ajuda a digerir os carboidratos e as massas. Além disso, é aromático e facilita a digestão. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.

Além disso, é aromático e facilita a digestão. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais. Não esqueça, sempre consulte um especialista para indicar uso e dosagem.

Por causa dessas características, os romanos incentivaram o uso dessa especiaria por todo o império. Não por coincidência o orégano é um dos temperos mais utilizados em pratos tipicamente italianos. Também era muito valorizado na Grécia antiga. Inclusive, a palavra orégano, do grego Origanum, significa “alegria da montanha”. Reza a lenda de que a erva tem o poder mágico de trazer felicidade

COMO PLANTAR

Reserve um local bem iluminado para seu vaso. Dê preferência a vasos que tenham pelo menos 15 cm  e furos embaixo para que o excesso de água escorra. Para o cultivo caseiro é melhor plantar mudas do que por sementes. Prepare o vaso colocando no fundo argila expandida, brita, ou pequenos pedaços de telha para que os furos não entupam. Por cima, ponha terra – de preferência uma bem adubada e rica em nutrientes. Abra um buraco na terra e coloque a muda dentro dele. Deixe apenas a raiz e um pedaço do caule sob a terra. Regue bem.

 

COMO USAR

 

Pizza de Presunto com Mussarela

Ingredientes/Massa:

  • 2 gemas
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de queijo ralado
  • 8 colheres de sopa de óleo
  • 3/4 de xícara de chá de leite
  • 3 xícaras de chá de amido de milho
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

Ingredientes/Cobertura:

  • 3 tomates grandes maduros em fatias
  • Sal e orégano a gosto
  • 300 g de mussarela em fatias
  • 1 xícara de chá de azeitonas
  • 300 g de presunto em fatias

Preparo/ Massa:

  1. Misture todos os ingredientes na ordem, até que a massa fique lisa e homogênea
  2. Espalhe a massa em uma assadeira redonda (grande) e untada
  3. Leve ao forno (temperatura média) por aproximadamente 15 minutos

Preparo/Cobertura:

  1. Coloque as fatias de tomate sobre a massa e tempere com sal e o orégano
  2. Cubra com fatias de mussarela e presunto e espalhe com um pouco de óleo
  3. Leve ao forno (temperatura média), por aproximadamente 10 minutos
  4. Acrescente as azeitonas e sirva quente

Fonte: TUDOGOSTOSO

COMO ARMAZENAR

  • Armazene o orégano seco em local seco, escuro e longe de calor. O calor, a umidade e luminosidade podem degradar o sabor e as propriedades de seus temperos.
  • Não coloque os temperos em prateleiras abertas acima ou perto do fogão ou lava louça ou em qualquer lugar da cozinha que fiquem expostos ao calor.
  • Congelar ervas e temperos pode ser uma boa alternativa para mantê-las frescas por mais tempo. Especiarias não moídas podem ser congeladas por até três anos. Já as especiarias moídas devem ser congeladas no máximo por seis meses.
  • É uma boa ideia anotar a data da compra. Ao longo do tempo observe mudanças em cor e odor. Esses são bons indicadores de que suas especiarias já não oferecerão o sabor que deveriam. De modo geral especiarias têm uma vida útil de três meses após abertas

ONDE ENCONTRAR

Em vários Empórios do Mercadão Municipal de São Paulo, Rua Cantareira, 306 – com acesso fácil por metrô Luz ou São Bento – Banca do Ramon. Na Zona Cerealista, principalmente no entorno da Rua Prof. Eurípedes Simões de Paula – Brás. Mercado Municipal da Lapa. Estação dos Grãos. Empório Benedito Grão. Grandes redes de supermercado. Lojas especializadas em especiarias. E internet.

De A a Z, Orégano Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Orégano”

Deixe seu comentário