Como Plantar, Armazenar e Onde Encontrar: Manjerona

ago 07, 2017 Sem comentários by

COMO PLANTAR

O orégano e a manjerona, apesar de serem parecidos e da mesma família, têm paladar e hábitos de crescimento bem diferenciados. A manjerona é mais delicada e exigente em espaço para se desenvolver. É recomendável dividir a touceira do vasinho em 2 ou 3, para obter mudinhas com mais vigor.

É perene nos climas frios e precisa ser tratada como planta anual, que brota a cada primavera, deixar as sementes em local fechado e bem protegido. Se for colocada em um pote antes do inverno, a manjerona aguentará o frio numa janela que receba o sol, podendo ser usada como tempero.

Para cultivar a manjerona necessitamos de solo rico em matéria orgânica, bem solto e permeável.

O local deve receber sol pelo menos uma parte do dia, mesmo quando cultivada dentro de casa.

Plantio num vaso – Escolher o vaso de cultivo com até 30 cm de altura, mas de boca mais larga. Proteger o furo de drenagem com pedrinhas e areia úmida.

Colocar um substrato misturado de húmus de minhoca e adubo de aves, cerca de 50 gramas para um vaso de tamanho médio.

 

COMO USAR

 

 Sopa de abóbora assada com manjerona

 

Ingredientes:

– 800 g de abóbora japonesa
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva, extra
– 1 cebola grande, picadinha
– 3 xícaras (720 ml) de caldo de galinha
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora
– 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
– Folhinhas de manjerona, para servir

 

Preparo:

 

PASSO 1

Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e então corte cada metade em seis ou mais pedaços menores. Coloque-os numa assadeira, regue com o azeite, salpique com sal e leve ao forno por 30-40 minutos ou até que a abóbora esteja macia.

PASSO 2

Retire do forno e deixe esfriar o suficiente para que você possa manusear. Com o auxílio de uma colher ou uma faquinha, remova toda a polpa da abóbora e jogue fora a casca.

PASSO 3

Aqueça uma panela média em fogo médio. Acrescente o azeite extra e a cebola e refogue por 4-5 minutos ou até a cebola murchar. Junte a abóbora e refogue por mais 1-2 minutos. Adicione o caldo, cubra e deixe ferver.

PASSO 4

Cozinhe por mais 2-3 minutos, retire do fogo e bata no processador/liquidificador ou use um mixer diretamente na panela até obter um creme homogêneo – com bastante cuidado, pois o líquido pode espirrar. Junte o sal, a pimenta e o creme de leite e misture. Transfira a sopa para cumbuquinhas e salpique com as folhinhas de manjerona para servir.
Fonte: PETITCHEF

 

COMO ARMAZENAR

Coloque as folhas e os brotos já preparados em um prato e leve ao freezer por uma ou duas horas.Uma vez congelados, coloque-os em recipientes herméticos. Não encha o recipiente demais ou as folhas de manjericão podem perder a forma. Depois de descongelar para usar, você pode cortar as folhas em tiras longas e finas ou usá-las inteiras como enfeite em pratos de massa ou sopas.

 

ONDE ENCONTRAR:

Mercadão Municipal de São Paulo (Banca do Ramon), Mercado Municipal da Lapa, Zona Cerealista, feiras livres, casas que trabalham com produtos naturais/saldáveis;

 

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Manjerona, Onde Comprar, Prato Principal, Receitas Tags: , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como Plantar, Armazenar e Onde Encontrar: Manjerona”

Deixe seu comentário