Especiaria: Flor de Sal

ago 28, 2017 Sem comentários by

Sal de cozinha. Cloreto de sódio. Para muitos, é o inimigo público número 1 da saúde. Mas nada de ser radical e banir definitivamente o sal de sua vida. O fundamental é o seu consumo na medida certa ou a busca de alternativas – que existem!

Assim que leigos e especialistas descobriram que o cloreto de sódio está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo, o “bicho pegou”. Todos, quase sem exceção, sabem, até juram, que o aumento excessivo de sal causa riscos de problemas de saúde, como a hipertensão arterial, problemas cardíacos, obesidade. Estão certos!

É fato que o uso em excesso de sal de cozinha é prejudicial à saúde. Mas também é fato que o consumo dele, na medida correta, é necessário. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é não ultrapassar o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia. Claro, dirão os especialistas que ele pode ser substituído por outras especiarias, alimentos, que mesclados apresentam o mesmo gosto. Pode sim, existem várias receitas é só pesquisar e compor a sua fórmula.

O foco do nosso post é a flor de sal. A especiaria  é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar. Contém minerais e nutrientes únicos, para além de microcristais que facilitam a digestão e tem a vantagem de ser absolutamente natural, não sendo sujeita a qualquer processo de industrialização, incluindo a lavagem, que remove componentes nutricionais importantíssimos tais como plâncton e pequenos restos de esqueletos de minúsculos animais marinhos, grandes fontes de cálcio, magnésio, zinco, cobre. Em sua concentração de umidade estão contidos todos os oligoelementos contidos na água do mar, fazendo a especiaria atingir o percentual de 30,93% menos sódio do que o sal de mesa comum e 4,15mg/g de Potássio sendo que o sal de mesa comum não possui quantidade significativas deste elemento. Este nutriente é muito importante, pois auxilia no processo de retenção de líquidos e na reposição de sais para atletas.

Flor de Sal

Devemos utilizá-la principalmente para dar “o toque final” aos pratos, pois quando levada ao fogo perde sua textura crocante. Podemos usar em saladas, grelhados, massas e doces. Em especial nos doces têm o poder de acentuar o sabor do alimento.

A cidade francesa de Guérande é conhecida por produzir a melhor flor de sal do mundo, mas existe uma empresa no Nordeste brasileiro, a Cimsal, que já está produzindo a flor de sal aqui no Brasil. Com a mesma qualidade e custo menor.
Em seu site oficial, obtemos a explicação de que a flor de sal é único sal produzido no mundo que é 100% natural e o seu processo de coleta é artesanal. Fonte de Potássio, Cálcio, Cobre, Zinco e Magnésio. Devido a sua naturalidade, a Flor de Sal Cimsal não sofre nenhum desgaste no processo da produção e colheita, inclusive no processo de secagem que é 100% natural, isto é, ao sol.

Quem nos ensina sobre esta empresa de Mossoró, RN, onde fica a Cimsal – Indústria Salineira é Jose Orenstein. Ele explica que a flor de sal “já foi descrita como o caviar dos sais marinhos. É um produto raro, um tanto caro – e, agora, brasileiro. No Rio Grande do Norte, polo que fornece quase todo o sal que se consome no Brasil, já são três as salinas que produzem o cobiçado tempero, que há algum tempo aparece nos cardápios de restaurantes de alto gabarito e nas cozinhas caseiras mais antenadas, mas sempre na versão importada.”

Até culinárias mais tradicionais, como a japonesa, vêm usando a iguaria. “Colocar flor de sal para finalizar um sushi deixa o prato uma delícia. Eu costumo usar quando o cliente pede para experimentar algo especial. Sushi de manga com caviar ou de salmão com laranja ficam ótimos quando finalizados com o tempero e dá uma crocância e um equilíbrio ótimos aos pratos”, conta o chef Al­berto Tamura, do restaurante Na­kaba.

Importante: mesmo sendo flor de sal, o uso na medida certa de sódio continua sendo o melhor conselho.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Dica, Dicas, Especiaria, Especiarias, Receitas Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Flor de Sal”

Deixe seu comentário