Especiaria: Pimenta-de-macaco

jan 22, 2018 Sem comentários by

Identidade: seu nome científico é Piper Aduncum Velosso. Vem da família das Piperaceae. No Brasil é encontrada com nomes como aperta-ruão, aduncum, pimenta-de-fruto-ganchoso, erva-de-jaboti, pimenta-de-negro, pimenta-de-bugre.

Vem de uma árvore brasileira nativa do cerrado, que chega a ter seis metros de altura.

Nossa especiaria tem um  fruto de forma irregular, de coloração esverdeada. Sua polpa é vermelha, sementes escuras, envoltas em um arilo branco.

No dicionário de Pio Corrêa, a semente da pimenta-de-macaco é considerada aromática, e condimentar. Em algumas regiões, ela substitui a pimenta-do-reino ou pimenta-da-índia moída.

Nossa especiaria, no quesito saúde, é vista como adstringente, antiofídica, diurética, resolutiva e tônico do útero. Estudiosos apontam que ela pode auxiliar no tratamente da cistite, diarreia, feridas de espécies variadas, problemas do fígado, hemorroidas, mal estomacal, mau hálito, problemas renais, prevenir úlceras.

Uma das formas mais utilizadas para combater doenças como infecções intestinais e problemas relativos ao fígado é usar a especiaria no preparo de chás.

Como sempre, nos do Armazém das Especiarias colocamos as informações pesquisadas à sua disposição e aconselhamos que qualquer atitude seja apenas tomada com a orientação de um médico especialista de sua inteira confiança. Somente ele te conhece, leitor, e sabe a posologia correta, caso o uso seja adequado.

O uso da nossa especiaria na culinária encontrar guarida na cozinha popular é serve para pratos salgados, bolos e biscoitos. Harmoniza bem com cremes de preparos a base de leite e derivados, carnes de frango e porco.  Pode ser um ingrediente do arroz doce, doce de leite, pudins e bolos. As infusões com água servem para caldos, compotas, licores e molhos para carne. Em algumas regiões, substitui a noz-moscada, dando sabor e perfume diferente aos pratos

Na Escala de Scoville, seu grau de picância é dois. Ou seja: bastante suave!

Destaques, Especiarias Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta-de-macaco”

Deixe seu comentário