Comendo com Especiarias: Mercearia do Conde traz o histórico “farnel” no aniversário de São Paulo

jan 24, 2018 Sem comentários by

A receita típica dos tropeiros e bandeirantes será servida amarrada numa trouxinha de tecido, como manda a tradição!

A colorida Mercearia do Conde, completa 26 anos e cuja história se mistura à da própria cidade, prepara uma surpresa mais do que especial para celebrar os 464 anos de São Paulo. A restauratrice Maddalena Stasi recupera a receita histórica do Farnel, catalogada pelo seu tio, Caloca Fernandes, no livro “Viagem Gastronômica Através do Brasil” (editora Senac). O prato será servido no restaurante de 25 a 28 de janeiro, no almoço e no jantar, por R$ 68.

“Nas suas entradas pelo sertão, bandeirantes e depois os tropeiros levavam um farnel que consistia basicamente em farinha, pedaços de frango guisado ou feijão cozido e ovos cozidos duros, tudo amarrado num guardanapo grande, como eram os guardanapos de então. Ao abrir o guardanapo para o repasto, farinha e demais ingredientes estavam todos revirados, virados, transformados no que viria a ser, muito possivelmente, a origem dos atuais virados ou cuscuzes paulistas”, conta Caloca Fernandes. A versão escolhida para comemorar o aniversário da cidade será preparada com farinha de milho em flocos, frango, linguiça, pupunha, tomate, ovos, azeitona, salsa e cebolinha, acompanhada de uma refrescante salada de couve.

Sobre a Mercearia do Conde:

Criada em 1991, a Mercearia do Conde era originalmente uma mercearia e vendia mantimentos a granel, queijos, cereais e massas. A colorida casa de esquina na Joaquim Antunes, no coração do Jardim Paulistano, zona oeste de São Paulo, ainda guarda resquícios do antigo armazém, com azulejos brancos e objetos pendurados pelo teto. Fadas e trapezistas parecem voar pelo ambiente, quadros, relicários, sacolas de feira e artesanato variado estão por todos os cantos. Pelo cardápio, também há a preocupação com essa viagem gastronômica e sensorial. No menu criativo da restauratrice Maddalena Stasi, uma culinária saudável e um passeio por diferentes nacionalidades. Lá estão samosas indianas que convivem com pratos picantes da culinária tailandesa, massas italianas e um bacalhau tipicamente português. Dentre os destaques do menu, estão releituras de pratos tradicionais da cozinha brasileira, como o bobó de camarão e a moqueca vegana de banana-da-terra. Ingredientes que fazem com que cada visita ao restaurante seja uma nova viagem.

Serviço:

Mercearia do Conde

www.merceariadoconde.com.br

Rua Joaquim Antunes, 217 – Jardim Paulistano

CEP: 05415-010 – São Paulo – SP

11 3081-7204

Capacidade: 110 lugares.

Assessoria:

SG Comunicação & Imagem

www.sheilagrecco.com

Josi Kersul / producao@sheilagrecco.com

Sheila Grecco / sheila@sheilagrecco.com

11 3284-6074 / 9 9944-9497

Receitas
Nenhum Comentário para “Comendo com Especiarias: Mercearia do Conde traz o histórico “farnel” no aniversário de São Paulo”

Deixe seu comentário