Especiaria: Pimenta de Cheiro do Norte

fev 26, 2018 Sem comentários by

A nossa especiaria recebe atenção especial das donas de casa, pequenos agricultores e é muito cultivada no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O pessoal gosto muito de usar esta delícia – entre 15.000 a 45.000 na Escala Scovile – o que significa ligeiramente picante basicamente para o preparo de arroz, saladas e pratos a base de peixe, indispensável na culinária baiana e nordestina, sendo indispensável em pratos como xinxim de galinha e bobós.

Ela é uma Capsicum chinese, que possui um aroma delicioso, frutado, bem característico das pimentas de cheiro. A árvore-mãe  desta especiaria é uma pimenteira forte e produtiva, tendo filho com tamanho de 4 até 2,5cm – cuja coloração predominante é o amarelo leitoso, quando madura.

A Pimenta de Cheiro do Norte é apreciada e considerada muito bonita. A tal ponto que vem ganhando o status de planta ornamental na casa dos jardinistas brasileiros.

No quesito saúde, onde praticamente todas as pimentas têm a sua colaboração apreciada, vale ressaltar que a nossa especiaria é um alimento de baixa caloria: apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Rica em carboidratos e fibras alimentares. Tem em sua composição as Vitaminas A, B6 e C. E minerais como o magnésio, ferro e potássio.

Os principais benefícios à saúde atribuídos a Pimenta de Cheiro do norte são: auxilia no tratamento do sistema cardíaco; contém a capsaicina que ajuda a aumentar a taxa de digestão e consequente redução de gordura. Auxilia na produção de saliva e no processo de desintegração de alimentos na digestão.

Por ser fica em Vitamina C, auxilia o sistema imunológico. Afirmam estudiosos que auxilia na reparação de tecidos cerebrais , reduzindo o risco de estresse oxidativo, asma pediátrica e melhora até a saúde óssea.

Alguns ensaios clínicos mostras que a nossa especiaria pode auxiliar no tratamento de uma doença que ataca milhões de pessoas: a psoríase.

Vale lembrar – nunca é demais – que, quando se trata da questão saúde, onde cada caso e cada pessoa são diferentes, um especialista de inteira confiança deve ser sempre consultado. Especiaria não é remédio. A nossa função é citar possíveis caminhos. Cabe aos especialistas indicar os caminhos da ciência!

Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta de Cheiro do Norte”

Deixe seu comentário