Especiaria: Semente de Girassol

mar 26, 2018 Sem comentários by

A semente de Girassol é planta originária da América do Sul. Ela é extraída da flor de girassol, planta da qual se aproveitam todo os seus derivados: flores, folhas e sementes.

Nossa especiaria é filha da família das Solanáceas. Seca e salgada, comumente consumem-se como aperitivo e podem ser destinadas na alimentação de animais, especialmente aves.

Na prática, as três principais formas de consumo são: cruas (depois de secas), torradas e amassadas, como em um purê. Por exemplo!

É quase um consenso entre os especialistas, que a parceria culinária e sementes de girassol sejam mais utilizadas em pratos leves e saudáveis, nunca de forma exagerada. Mesmo quando parte de um lanche, a parcimônia é indicada, visto que ela consegue aumentar a ideia de saciedade.

A recomendação básica é utilizar uma colher de sopa por dia, podendo harmonizar com recheios de tortas, tapioca, panquecas, saladas e sucos.

Pesquisas apontam que nossa especiaria é fonte de vitaminas do complexo B,E e C. Na sua composição encontramos o magnésio. Cálcio, selênio e Ômega 3 e 6. Traduzindo: É rica em gorduras benéficas, que podem contribuir para a melhoria do colesterol ruim e dos triglicérides e aumento do colesterol bom.

Estudo também apontam que a semente de girassol tem efeito anti-inflamatório, auxilia na função intestinas, pode ser um importante auxiliar na redução da formação de radicais livres – que contribuem para um envelhecimento precoce  e doenças degenerativas); e pode aumentar oxigenação das células, bem como diminuir os desagradáveis sintomas da menopausa.

Em todos estes casos, nossa recomendação é que você procure sempre a ajuda de um especialista de sua inteira confiança. É ele quem te conhece como ninguém e será capaz de prescrever uso e dosagem correta.

Destaques, Especiarias Tags:
Nenhum Comentário para “Especiaria: Semente de Girassol”

Deixe seu comentário