Especiaria: Pimenta doce Italiana

abr 03, 2018 Sem comentários by

Ela é da família Capsicum annuum. L (gênero designado para plantas ou frutos conhecidos como mais doces e podem ser pimentas ou pimentões).

Nossa especiaria tem um sabor suave, podendo ser consumidas verdes ou maduras. Muito popular na maravilhosa e sinônimo de comida saudável no mundo, a culinária mediterrânea. A sua mãe, a  pimenteira, produz uma pimenta “doce”, quer dizer, de baixa ardência e um sabor delicioso. Dá frutos de 5 a 19 cm de comprimento.

Popularmente é identificada como “Pimienta Italiana Dulce  ou Sweet Italian Pepper”. Seus frutos tem de 3 a 5 cm de diâmetro na pesa e pesam – em média – ate´200 g. Sua “ardência” atinge somente 20 pontos na escala Scoville, de aroma suave e considerada doce. É planta vigorosa e bastante produtiva!

A planta-mãe pode ter até um metro de altura e está – claro – inserida nas receitas de massas italianas.

Quando imatura é de uma cor verde vibrante e vermelha quando madura. Pertence a mesma espécie dos pimentões. É muito consumida da culinária italiana mediterrânea in natura, em omeletes, molhos, canapés, pizzas, carnes, caldos, sopas, sanduíches e geleias, ou em qualquer receita que precise de seu sabor “doce e especial”.

Tem o título honorífico de ser a pimenta doce mais usada fora do Brasil e dá sabor ao delicioso Peperonne italiano. Lembra muito a nossa pimenta Cambucci, com notas mais de assado.

Como toda a família das pimentas – talvez a maior família de especiarias do mundo – tem suas qualidades no quesito saúde. É sempre bom citar que ela pode contribuir como uma importante auxiliar como vasoconstritora e participar como parceira na prevenção de doenças com varizes e varicoses, hemorroidas e até mesmo doenças do fígado. Muitos estudos apontam que pode ter poderes antioxidantes; pode auxiliar na redução do colesterol ruim do corpo (LDL) e tem o seu grau de participação como aliada na melhor da doenças inflamatória, como a artrite, por exemplo.

É quase unânime que a pimenta doce italiana pode contribuir para o sistema imune, pela presença em sua composição da vitamina A. O que é certo que ela participa do processo de digestão e auxilia no controle de diabetes. Alguns especialistas a usam como aliada nos processos da dor e da depressão.

Destaques, Especiarias Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta doce Italiana”

Deixe seu comentário