Especiaria: Pimenta-Pitanga

mai 21, 2018 Sem comentários by

A pimenta é uma das especiarias mais conhecidas em todo o mundo.

No Brasil, faz parte de refeições básicas, como pratos mais sofisticados e tem mil e uma utilidades.

Outra informação importante: existem centenas, milhares de tipos de pimenta.

A principal substâncias de todas as pimentas é a capsaicina, quase sempre contida na semente da pimenta.

Ela é a responsável pelo maior ou menor grau de ardência da pimenta.

A concentração de capsaicina além de determinar o grau de ardência, determina o grupo de alcaloides que ela contém e que representam mais ou menos benefícios à saúde, desde que o seu uso seja adequado.

Segundo a Emprapa, as primeiras pimentas devem ter surgido há 7.000 anos na região do México Central. Descobertas por Cristovão Colombo, foi levada a europa como alternativa para a pimenta preta.

O sabor picante da pimenta foi formalizado por um botânco de nome Scoville, cuja tabela ganhou o seu nome e é hoje usada mundialmente para sabermos quando uma pimenta é pouco ardida, quase dose, ter ardência suave, suportável aos tipo extremamente ardentes, que devem ser preparados com muito cuidado e consumidos em ocasiões especiais.

A nossa especiaria, Pimenta-Pitanga, é da família Capsicum Annum. É redonda, vermelha, ardida moderadamente e perfumada – sabor frutado.

Sua ardência, pela escla Scoville, está entre 30.000 a 50.000 pontos, com ardência no patamar 3, um pouco forte, tendo como parceiras a cayena, chile tabasco.

É conhecida como starfish brasileira, devido a forma de estrela do mar e como Pimenta Abóbora Brasileira, devido ao formato de sua fruta.

Nativa do Brasil, a Pimenta-Pitanga é uma variedade pouco divulgada, para alegria dos passarinhos que tem nela um alimento poderoso. É mais usada no Centro-Oeste brasileiro!

Como outras pimentas, a Pimenta-Pitanga pode auxiliar na perda de peso, combate ao reumatismo, artrite e artrose e é ótimo auxiliar para regularizar a pressão arterial.

Aqui, como sempre, ressalvamos, é importante uma orientação de sua nutricionista ou médico de confiança. A dosagem a ser consumida pessoa a pessoa deve ter orientação profissional, para que seus efeitos sejam positivos à saúde.

A principal receita e mais fácil de fazer é a do Chutney de Pimenta-Pitanga. Ela serve como acompanhamento  frio em antepastos, sorvetes e aquecido em carnes.

Destaques, Especiarias Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta-Pitanga”

Deixe seu comentário