Especiaria: Mostarda

jul 03, 2018 Sem comentários by

A mostarda marrom (no Brasil) , ou mostarda castanha (português/europeu), (Brassica juncea) também chamada mostarda oriental, mostarda da índia ou mostarda chinesa é uma planta bienal cultivada pelas suas sementes e folhas utilizadas na preparação de condimentos.

O grão básico de mostarda é tipicamente composto da seguinte forma:

25-40% de proteínas,

25-40% de óleo vegetal,

15-25% de carboidratos,

8-12% de fibras e cinzas

5-10% de água.
A mostarda marrom é a base do nosso post, mas é importante conhecer os vários tipos de mostarda que existem.

Alemã: picante e com uma coloração mais escura.
Americana: a mais famosa e consumida. Tem uma coloração amarela brilhante e é feita com sal, vinagre e cúrcuma, que realça a sua cor.
Bordeaux: feita com o mosto (suco de uva não fermentado, usado para se fazer vinho), sua coloração é amarela pálida.

Beaujolais: muito similar a Bordeaux, feita com outros tipos de uvas e uma coloração mais escura.
Chinesa: geralmente é servida como molho para acompanhar entradas. É vendida em pó e deve ser misturada com água. Deve-se aguardar uns quinze minutos para o seu sabor se soltar, mas deve ser consumida rápida, pois ele desaparece rapidamente.
Dijon: é originária de Dijon na França e é feita com sementes negras ou marrom. Tem como temperos o suco de uvas não maduras, vinho branco, vinagre. Sua coloração é amarela pálida puxada para o marrom e sua textura é suave e cremosa.
Inglesa: feita com sementes brancas, marrom e preta, farinha e cúrcuma. Sua coloração é amarela brilhante e o seu sabor é picante.
Meaux: feita com grãos levemente moídos, misturado com vinagre e especiarias.

Mostarda é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas. Os chineses, gregos e romanos a usavam há milhares de anos como um tempero todos os dias. Consumo do mundo moderno de mostarda envolve valores na faixa de 400 milhões de libras.

MOSTARDA E MEDICINA

A mostarda é uma hortaliça cujo uso é muito antigo, sendo conhecida pelo seu sabor amargo e sua semelhança com os brócolis, tanto no tamanho quanto na forma de suas folhas. A planta é pertencente à família das Brassicaceae, apresenta caule ereto, simples, e folhas alternadas e alongadas.

As sementes da planta são utilizadas desde a Antiguidade, tanto no uso culinário como medicinal. Os egípcios usavam a mostarda para combater problemas respiratórios..

A mostarda é rica em vitamina A, responsável pela integridade da pele e das mucosas; vitaminas do complexo B, importantes no metabolismo energético; e em sais minerais, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos. Também possui uma pequena quantidade de calorias. Consequentemente, exige uma consulta prévia de pessoas que querem manter ou reduzir o peso.

Como em todos os casos envolvendo medicina e especiarias, nossa indicação é que para o seu uso você consulte sempre um especialista de sua confiança!

 

Destaques, Especiaria Tags:
Nenhum Comentário para “Especiaria: Mostarda”

Deixe seu comentário