Especiaria: Cominho

jul 30, 2018 Sem comentários by

O cominho, especiaria conhecida em vários países e culinárias, tem a base de seus pratos no seu nascedouro, a Índia.

Por lá, a semente de cominho é chamada de Jeera.

Tempero picante, aromático ele complementa a doçura natural dos pratos. É importante ter cuidado com o cominho, pois usado em excesso pode acabar com sua receita, e caso você tenha problemas de gastrite, é bom manter cautela.

O cominho contém minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro – , desempenha um importante papel na maior parte das funções vitais do corpo – , riboflavina – vitamina B2  que no organismo favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas -, niacina – vitamina B3-  e vitaminas A e C.

Estudos ainda em andamento, indicam que as sementes do cominho podem ter propriedades anticancerígenas. Tomara que sim!

Os benefícios na saúde para distúrbios digestivos tem sido bem conhecidos em toda a história. Ele pode ajudar com na flatulência,indigestão, diarreia.

É usado para aumentar o calor no corpo, tornando o metabolismo mais eficiente.

Como sempre, o nosso alerta. Procure um médico especialista de sua confiança, halopata, homeopata, fitoterauta ou da medicina ayurvédica e veja como você e o cominho podem harmonizar.

Como na Índia não se concebe fazer um prato com menos de dez especiarias, eles acreditam que elas são consideradas responsáveis pela cura de muitos males por meio da antiga medicina ayurvédica – na qual bem-estar e alimentação adequada andam juntos. Os adeptos acreditam que os sabores doce, salgado, amargo, ácido e picante precisam estar combinados numa mesma refeição para que o corpo esteja em equilíbrio.

O Cominho também é utilizado em outros país em várias harmonizações. Na Holanda e na Suíça, tempera alguns queijos; na França e na Alemanha, aromatiza bolos, pães, carne de porco, embutidos e conservas, e, no norte da África, suas sementes são usadas em carnes e vegetais.

Mas é na cozinha indiana que o cominho reina absoluto, só ou acompanhado.

Muito comum no norte da Índia, ele é integrado ao prato por seu sabor forte que muitas vezes equilibra o calor das pimentas. É usado em pó, suas sementes são fritas inteiras em óleo ou muitas vezes são torradas e moídas. É um ingrediente muito popular em curries, saladas, chutneys e é uma das especiarias que compõem o “bengali spice Five”.

O cominho harmoniza bem com Arroz com Cominho -(Jeera Chawal), cozido indiano, estrogonofe indiano, Peixe Verde ao  Garam  Masala, filé Delhi, Cozido de Lentilhas da Índia com Legumes e Frango em Molho Soja, Filé ao Molho Maharashtra  (Filé mignon com molho a base de leite de coco, castanha de caju e tâmaras), Raita de pepino (molho indiano à base de iogurte com pepino picadinho, coentro, hortelã e cominho. Sirva com pão, torradas ou acompanhando seu prato principal), Samosas de carne (pastel indiano – carne e batata são os principais ingredientes. Você também pode fazer usando fígado de galinha ao invés de usar carne bovina)

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cominho”

Deixe seu comentário