Especiaria: Noz

ago 06, 2018 Sem comentários by

A especiaria noz– parece unânime – tem a cara do Natal, mesmo sendo usada e harmonizada diariamente pelos principais chefs do mundo e donas de casa. Apreciada crua ou mesclada com qualquer bolo é uma ótima sugestão para sobremesa, ou mesmo para o café da tarde. A textura da massa fica deliciosa com pedacinhos de nozes e o recheio resulta suave, nunca será um bolo extradoce!

Um pouco de história!

O mundo ainda nem sabia o que era petróleo e o Irã ainda não se chamava assim quando as primeiras nogueiras foram encontradas na Pérsia – pelo menos lá é onde muitos historiadores sugerem ter sido encontradas as primeiras nozes. Arqueólogos dizem existir vestígios mais antigos em outras regiões do mundo, entre elas a Itália. Como a verdade às vezes é um conceito bem abstrato, vamos abstrair: as nozes são o alimento dos deuses, de acordo com uma crença da Idade Antiga. Antes disso, frustrado pela impossibilidade de viver seu amor com Carya, Dionisius, deus do êxtase e do entusiasmo, transformou a amada em uma nogueira.

De volta para o futuro! Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento  pode ser identificada como uma noz. Porque as nozes têm geralmente um índice elevado de óleo, são um alimento e fonte de energia altamente apreciada. Um grande número de sementes são comestíveis por seres humanos e usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doces. Ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.
A noz aqui focalizada é filha da nogueira-comum (Juglans regia L). Algumas sementes não são verdadeiras “nozes” no sentido botânico: amêndoas, avelã chilena, castanhas-do-pará, castanha-da-índia, amendoim, noz macadâmia e o pinhão. O  consumo regular de nozes – sempre orientado por um especialista – ajuda a diminuir o colesterol, a controlar o nível de açúcar no sangue e melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Claro, não há como negar que nozes são ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação. Por isso, o site Health.com listou alguns casos e precauções.

Dieta: todas as sementes são calóricas, mas nozes podem ser boas para a dieta desde que consumidas com bastante moderação. “Sua mistura de ômega 3, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir completo e saciado”,
Coração: embora todas as sementes sejam ricas em gorduras saudáveis, as nozes têm grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA), que ajuda a prevenir arritmias cardíacas. Mais: as nozes são tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.

Além de conhecer os benefícios das nozes, também é importante prestar atenção nas dicas de alguns acompanhamentos. Como as nozes ajudam a retardar a digestão, misture-as – quando puder –  com saladas, iogurte sem gordura e leite. Atenção! Evite sementes embaladas e torradas. Opte pelas cruas e assadas.
Nozes combinam com: cereais, frutas e beterrabas,  risoto de gorgonzola, peras,  chocolate branco e preto,  macarrão, canelonis de espinafres,  ricotas, rabanadas, pudins e gelatinas.

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