Especiaria: como plantar, usar, armazenar e onde encontrar Pimenta-de-Sichuan (Fagara)

ago 28, 2018 Sem comentários by

COMO PLANTAR
A Pimenta-de-Sichuan se contenta com pouco. Pode ser plantada inclusive no quintal de casa. Seu maior inimigo é a sombra completa. Resiste bem a humidade do inverno e à seca do verão. Nos primeiros anos, você terá colheita modesta. Não desista. Aos 10 anos de vida, ela atinge o seu melhor desempenho.

COMO USAR

Macarrão com molho de pimenta-de-Sichuan:

Como nasceu? O macarrão com molho de pimenta-de-Sichuan, conhecido como Dan Dan Mian em chinês, é um prato típico da província de Sichuan. Conta a história que a receita deste prato foi criada em 1841 por um vendedor ambulante chamado Chen Baobao. Para ganhar a vida, ele carregava no ombro os macarrões à vara pau todos os dias e gritava pela clientela na rua. Devido ao sabor delicioso e ao preço baratinho, os macarrões feitos por ele eram muito populares e foram sempre um êxito de vendas. Com o inesperado sucesso, Chen Baobao abriu, em seguida, seu próprio restaurante e expandiu depois para uma cadeia de restaurantes que se estabeleceram em várias cidades de Sichuan.

Ingredientes:

200 gramas de macarrão chinês ou o comum fininho;
100 gramas de carne moída;
Alho picado;
Um bocadinho de coentros;
Gengibre picado;
Acelga em conserva;
Alho-poró picado;
2 gramas de pimenta em pó;
Vinagre;
Duas colheres de sopa de molho de soja;
Duas colheres de sopa de pasta de semente de gergelim;
Uma colher de sopa de óleo de amendoim;
Uma colher de chá de vinho de cozinha;
Pimentas vermelhas secas em pedaços;
Sal a gosto.

Preparo:

  1. Despeje o óleo de amendoim na frigideira e aqueça em fogo médio. Adicione o alho-poró, gengibre e alho, todos esses ingredientes picados, e mexa até que ficar bem apurado. De seguida, junte sal, pimenta em pó, acelga, carne moída, e deixe fritar por cinco minutos.
  2. Coloque na frigideira o vinho de cozinha, molho de soja e vinagre. Se quiser, também pode juntar três colheres de sopa de caldo de carne para tornar o prato mais saboroso. Antes de retirar, adicione a pasta de semente de gergelim e pimenta em pó, e frite por mais três minutos.
  3. Numa outra panela, ferva a água e coza o macarrão. Coloque o macarrão cozido em uma tigela, junte os elementos preparados anteriormente e mexa bem. Para terminar, acrescente os coentros no macarrão e é só servir à mesa.

Dica: Para quem gosta de um prato apimentado, a nossa receita de hoje é uma boa opção. Mas não se preocupe. Se você não gosta, ou não está acostumado com a comida picante, é só colocar menos pimenta. O sabor muda um pouco mas o prato continuará delicioso.

Fonte: http://portuguese.china.com/casual/recipes/7479/20150720/421937.html

COMO ARMAZENAR:
Mantenha o tempero sempre fechado no frasco, longe da umidade, calor e luz solar. Evite o armazenamento perto do fogão ou janelas. Respeite a validade.

ONDE ENCONTRAR:

https://www.bombayherbsspices.com.br/prod,pimenta-fagara,2631.htm; Grão-Vizir Massalas & Especiarias; Mercado Livre; https://www.asiashop.com.br/pimenta-sichuan-60ghttp://www.cuestagourmet.com.br/tempero-asian.html; Mercadão Municipal de São Paulo, banca G. Frederico, (Rua Cantareira, 306);  Zona Cerealista, Mercado Municipal da Lapa.

Comendo com Especiaria, Comendo com Especiarias, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Culinária, Destaques, Dica, Dicas, Especiaria, Especiarias, Macarrão, Onde Comprar, P, pimenta, pimenta de sichuan, Prato Principal, Receita, Receita com Especiaria, Receitas, São Paulo, Sudeste Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: como plantar, usar, armazenar e onde encontrar Pimenta-de-Sichuan (Fagara)”

Deixe seu comentário