Especiaria: Ajowan

set 03, 2018 Sem comentários by

Uma característica que torna a nossa especiaria, o ajowan, apreciada é o seu sabor picante, o que explicaria a semelhança com o odor do tomilho.

Tem seu registro de nascimento ao Sul da Índia e é muito utilizada na Etiópia.

É filha de uma planta anual que dá flores e pequenos frutos muito usados na culinária e na medicina ayurvédica. O timol é o componente principal do óleo essencial que se pode extrair destas sementes.

Ainda falando de sua origem, faz parte da família das Apiaceae, conhecida em alguns lugares como semente-de-orégano, adiowan e erva daninha bispo.

Semelhante a outras especiarias adotadas na cozinha indiana, tem sempre o duplo propósito: temperar e ajudar a controlar problemas de digestão. Harmoniza muito bem com alimentos farinhosos e legumes.

Tempera e vai muito bem com pratos a base de peixe, feijão verde e raízes. E compõe boa parceria com outras especiarias – dependendo da criatividade do chef ou chef dona de casa. A saber: cardamomo, canela, cravo, cominho, funcho, alho, gengibre.

As sementes da especiaria ajowan são apreciadas em receitas que levam feijão e lentilha, eliminando os gases.

Ela também é sempre utilizada para preparar os pães indianos, como o naan, pakora e paratha.

O maior potencial de nossa especiaria está no quesito saúde.

Da planta do ajowan podem ser usadas as folhas e sementes. Importante: dependendo da doença que está sendo tratada – sempre orientada pelos princípios da medicina ayurvédica, o uso correto destes elementos interfere no sucesso da empreitada.

Como toda especiaria, o ajowan não é um remédio em si. Quando muito, faz parte de um tratamento que sempre deve ter a orientação de um especialista de sua inteira confiança.

Do ponto de vista macro, nossa especiaria pode auxiliar na digestão, aliviar gases, atuar em benefício dos rins, nervos e fortalecer o sistema imunológico. Especialistas também indicam o seu uso (sempre orientado) no combate a infecção, asma, dores espasmódicas do estomago e intestino. Dependendo do diagnóstico, pode ser uma importante auxiliar no combate a diarreia, em uma melhor respiração, em dores de garganta, bronquite e asma.

Algumas pesquisas indicam que ela pode ser usada contra bactérias, fungos, vermes intestinais, intoxicação e na prevenção da formação de pedras nos rins!

A, Ajowan, De A a Z, Destaques, Especiaria, Especiarias Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Ajowan”

Deixe seu comentário