Especiaria: Amendoim

set 10, 2018 Sem comentários by

É especiaria filha da América do Sul, mais precisamente Brasil, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. Somente no século XVIII foi introduzido na Europa.
Diferente do que muitos pessoas acreditam, o amendoim não é uma noz – mesmo tendo superficialmente as características básicas.  O que muda: ele pertence a classe das leguminosas, sendo parente direto do feijão, lentilha, ervilha.

O consumo mais popular do amendoim se dá como pasta ou manteiga. Como petisco, pode ser consumido torrado ou cru.  É especiaria básica na produção comercial de sanduíches, doces com destaque para a paçoca, pé-de-moleque, barras de cereais  e produtos de panificação.
Também é largamente utilizada como recheio ou componente de chocolates e derivados.

O óleo de amendoim é frequentemente utilizado na culinária. Para muitos pesquisadores, sua qualidade se compara ao óleo de oliva. Por ser de origem vegetal, não tem colesterol e se destaca pela grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, capazes de prevenir a formação de coágulos nas artérias, podendo auxiliar no trato com doenças cardíacas.

Nutricionista e estudiosos enfatizam que a composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, que são benéficos à saúde e fonte de proteína vegetal,  fibra dietética, vitaminas, antioxidantes e minerais como o zinco, cálcio, magnésio, potássio, cálcio, ferro e fósforo.
Outros estudos revelam que, quando consumido na quantidade certa (recomendam-se 30 g por dia, o equivalente a 142 calorias) e em lanches intermediários o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas e, consequentemente, pode auxiliar num processo de emagrecimento ou reeducação alimentar.

Como sempre alertamos, curta a especiaria amendoim com moderação (atenção para as calorias) e sempre que lhe destinar um caráter pró-saúde consulte um médico ou especialista de sua total confiança. Somente ele conhece o seu histórico e sabe a dose e o uso correto da especiaria.

A, Amendoim, De A a Z, Destaques, Especiarias, Especiarias pelo Brasil Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Amendoim”

Deixe seu comentário