Receita de Chef: Bolinho de Costela (Eduardo Talarico – Grupo São Bento de Gastronomia)

set 12, 2018 Sem comentários by

Eduardo Talarico formou-se em Gastronomia pelo Senac de São Paulo em 2007. Sua vida profissional começou com um estágio no hotel Intercontinental da capital paulista. Em seguida, passou três anos como cozinheiro no restaurante de culinária francesa Marcel. Depois, foi Sous Chef no buffet de eventos “Fouet Gastronomia” e chef no “Restaurante Casa Cardoso”. No ano de 2011, Eduardo mudou-se para a França e trabalhou por seis meses no restaurante “Vieux Marche”, em Toulousse.

Bolinho de Costela

Rendimento: 30 bolinhos

Ingredientes:

  • 500 g de mandioca pré cozida;
  • 500 g de costela desfiada;
  • 1 cebola bem picada;
  • 1 colher de sopa de alho picado;
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada;
  • Sal a gosto;
  • Óleo pra refogar.

Preparo:

A primeira coisa a fazer é descongelar a mandioca de um dia pro outro na geladeira. Depois de descongelada é só passar na máquina de moer carne (ou no passa-purê) e reservar.
Enquanto isso fazer o refogado de costela. Desfiar a costela e reservar. Refogar a cebola e alho no óleo e colocar a costela desfiada e acrescentar a salsinha e sal a gosto. Deixar esfriar levemente.
Depois é só misturar esse refogado de costela com a mandioca moída e deixar bem homogêneo.
Dar o formato de croquete e empanar no ovo com leite e depois na farinha de rosca.
Fritar em óleo abundante e servir com limão à francesa.

Como fazer a costela ficar macia:

Usar a costela minga (aquela grande servida em churrascarias) ou a Costela de Ripa. Então, é só temperar com sal e embrulhar no papel alumínio e deixar na brasa da churrasqueira por 10 horas no caso da Costela Minga e 5 horas no caso da Costela de Ripa. Se não tiver churrasqueira em casa pode colocar a costela na panela de pressão e deixar cozinhar até ficar macia, por volta de 2 horas.

(Com a mesma receita também é possível utilizar a costela para um sanduíche, que está entre os petiscos do Boteco São Bento.)

Sobre o Grupo São Bento:

O Grupo São Bento de Gastronomia, comandado por Ronaldo Camelo, os irmãos Fernando e Fabio Gordon, e Marcelo Cabu, nasceu em 2005 no badalado bairro da Vila Madalena. Seu sucesso foi tão grande que ganhou mais duas filiais: no Itaim Bibi, em 2007, e Campinas, em 2009. As principais características do Grupo são seu cardápio de petiscos e pratos bem elaborados e a excelente qualidade de seu chope, que conta com um sistema inédito para gelar a bebida.

Serviço:

Boteco São Bento
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 480, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3074-4389

Acompanhamento, Boas Práticas, Culinária, Destaques, Dicas de Chef, La em casa, Receita, Receita de Chef, Receitas, Receitas de Chef, Restaurantes Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Bolinho de Costela (Eduardo Talarico – Grupo São Bento de Gastronomia)”

Deixe seu comentário