Especiaria: Pimenta Calabresa

set 24, 2018 Sem comentários by

O diferencial da Pimenta Calabresa é que ela não é uma nova espécie de pimenta – existem centenas no mundo – como já vimos fartamente aqui no Armazém das Especiarias.

Da família Capsicum Baccatum, a nossa especiaria é fruto da desidratação e da flocagem de uma pimenta vermelha, mais precisamente a pimenta Dedo-de-Moça. Poderia ser resultado da Pimenta Cumari ou a Cambuci.

Além do Brasil, a Pimenta Calabresa é muito utilizada na culinária do Peru.

Não seria incorreto dizer que ela é uma pimenta deliciosa que harmoniza, e muito bem, com qualquer prato, inclusive para quem gosta de uma pimenta com um leve ardidinho para compor a sua receita. Seu grau de ardência é seis, ou seja, suave e bem palatável.

Harmoniza muito bem com carnes, peixes, frutos do mar, ovos, molhos picantes, picles, azeitonas e queijos, além de ser um dos principais ingredientes no preparo de uma linguiça calabresa. A lista de parcerias segue longa e cresce sempre na criatividade dos chefs de cozinha e das donas de casa. É boa amiga e resulta em pratos saborosos com a culinária mexicana e italiana. Faz parceria legal com frangos, arroz, carne vermelha e até chocolate.

Como toda a pimenta, a nossa Calabresa é uma importante auxiliar no quesito saúde. Seu uso nos remédios fitoterápicos é empregado para sanear problemas estomacais, estimular o processo de digestão, a circulação e transpiração que ajuda a esfriar o corpo.

Considerada boa auxiliar da medicina tradicional, é indicada com auxiliar no tratamento que busca levar o paciente a perder peso; previne o envelhecimento precoce; ajuda a curar feridas e machucados; melhora o apetite; tem ação antioxidante; é rica em vitaminas e minerais; auxilia e pode prevenir doenças que afetam a sua visão; doenças cardíacas e, há quem garanta que, ela ajuda a melhorar o bom humor.

Como sempre, orientamos que procure o especialista de sua confiança, não importa a sua orientação – halopata, homeopata, ayurvédica – para uma orientação específica do seu caso!

A Pimenta Calabresa não é um remédio. Quando muito pode somar e ajudar!!!

Culinária, Destaques, Especiaria, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, P, pimenta, Pimenta Calabresa Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Pimenta Calabresa”

Deixe seu comentário