Especiaria: Beldroega

out 01, 2018 Sem comentários by

Pouco conhecida no Brasil, a Beldroega é uma especiaria muito conhecida em Portugal por ter grandes virtudes medicinais e culinárias. Veio da Ásia onde já era usada por suas propriedades curativas e alimentares há milênios.

Por nascer de forma espontânea e em qualquer lugar, muitos – erroneamente – consideravam a beldroega como uma erva daninha, mas não é. E tem um valor imenso!

Grande fonte de ácido graxo ômega 3, é fundamental – dizem os estudiosos – para a boa manutenção da saúde. E muito mais. Possui betacaroteno, vitamina C e minerais, como magnésio, manganês, potássio, ferro e cálcio. Outros estudos apontam que ela é fonte de vitaminas B1, B2, B3, cobre, ácido fólico e fósforo.

Muitos especialistas indicam a Beldroega como um potente remédio natural, indicado como analgésico, anti-hemorrágico, tônico, diurético e por vezes recomendada para tratar de artrites, dores de cabeça e problemas nos dentes e gengivas.

Como sempre recomendamos, consulte um médico ou especialista de sua confiança, não importa qual seja a sua linha de atuação, para que ele dê a orientação necessária para de uso e dosagem!

Beldroega – Composição Química 100 g:

Calorias                       20
Água                             94,5 g
Carboidratos              2,5 g
Proteínas                    1,6 g
Gorduras                    0,4 g
Sais Minerais            1,0 g
Vitamina A                5415 UI
Vitamina B1              80,0 mcg
Vitamina B2              110,0 mcg
Vitamina B5              0,56 mg
Vitamina C                 26,8 mg

Do ponto de vista culinário, a beldroega tem várias indicações, sendo as mais comuns em refogados ou assados. No Alentejo, Portugal, faz parte de inúmeras receitas como sopas, ensopados e até em saladas, onde seu sabor é semelhante ao do espinafre. A beldroega é ingrediente importante em uma sopa tradicional francesa: Bonne Femme!

Outras chefs de cozinha indicam seu uso ao alho e óleo, com frango, polenta, macarrão e vários pratos envolvendo o bacalhau.

Uma dica preciosa: misturar suas folhas e talos picados com tomate, cebolinha, sal a gosto, limão e azeite. Fica uma delícia!

B, Beldroega, De A a Z, Destaques, Especiaria, Especiarias Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Beldroega”

Deixe seu comentário