‘Eu sou gastronomia’

out 26, 2018 Sem comentários by

Impulsionada pela conquista do selo de cidade criativa para a gastronomia da Unesco, a Folia Gastronômica 2018 em Paraty assume um novo formato, com ênfase nos saberes e sabores locais. Outra novidade é o lançamento do “Mapa do Gosto”, uma publicação com a indicação dos principais produtores e produtos agrícolas de Paraty e que será uma ferramenta de integração entre agricultores e restaurantes do Polo Gastronômico de Paraty.

A Folia Gastronômica 2018 será realizada de 30 de outubro a 4 de novembro com o tema “Eu Sou Gastronomia”. O evento contará com a participação de 30 restaurantes, que oferecerão um circuito variado de sabores típicos de Paraty.

A tenda principal do evento será instalada no Largo de Santa Rita, marco arquitetônico de Paraty. No local, haverá aulas de gastronomia com chefs locais e convidados, barracas de restaurantes do Polo Gastronômico, barraca da Festa do Divino e exposição e venda de cachaças e cervejarias locais.

A Folia 2018 “Eu Sou Gastronomia” contará ainda com uma programação infantil, com a curadoria da Coordenação de Educação Infantil e com a participação voluntária de professores da rede municipal de ensino de Paraty, que colaboram com o projeto inovador de qualificação da merenda escolar, conhecido como “Escola de Comer”.

Dentro do projeto “Escola de Comer”, a Folia Gastronômica 2018 promoverá o terceiro concurso de receitas da merenda escolar de Paraty, com a premiação das melhores colocadas durante o festival.

Entre os estandes programados para o evento, a organização da Folia preparou também um espaço coletivo para os agricultores familiares que atuam em conjunto com o coletivo de economia solidária, ceramistas locais e a montagem de um “Forno de Farinha”, com uma pequena mostra de como se utiliza a mandioca para fazer farinha da terra com forno de torra.

Também haverá programação voltada para o empreendedor e de incentivo ao setor gastronômico local, de responsabilidade do Sebrae, e programação musical, workshops e apresentações artísticas patrocinadas pelo Sesc.

A programação da Folia começa no dia 30 de outubro, com o programa Sebrae na Mesa –palestras para incentivar o empreendedorismo na área da gastronomia. As palestras serão o ponto de partida para a Caravana do Empreendedor, que vai integrar órgãos da prefeitura e o próprio Sebrae num trabalho de apoio a empreendimentos gastronômicos ao longo de 2019 e em um projeto de consultoria para a qualificação e legalização dos fornos de farinha, criando um novo roteiro turístico no município.

De 2 a 4 de novembro, a programação será aberta ao público, com shows, comida de rua e restaurantes e aulas de gastronomia na tenda principal montada no Largo de Santa Rita.

Nas aulas, destaque para os chefs locais que, junto com pescadores e agricultores de Paraty, vão sugerir receitas e explicar como os produtos são cultivados ou coletados. Todos estes produtos farão parte do “Mapa do Gosto”, que será lançado durante a Folia.

Os shows programados para o evento incluem o quinteto Casuarina, um dos requisitados grupos de samba do Brasil, Ciranda Elétrica de Paraty e Moreira Júnior, além de uma apresentação de jongo.

Também como novidade da edição 2018, a Folia Gastronômica Paraty “Eu Sou Gastronomia” se uniu à plataforma digital Foodpass, através da qual será possível adquirir os convites para participar das aulas de gastronomia, comprar o prato do festival ou adquirir pontos para consumir nas barracas de comida. Para acessar os serviços disponíveis na folia, bastará aos moradores e turista acessar o link da folia na plataforma foodpass (https://foodpass.com.br/projetos/folia-gastronomica-de-paraty) ou baixar o aplicativo da Foodpass em seus smartphones.

A Folia Gastronômica 2018 “Eu Sou Gastronomia” é uma realização da Associação Paraty Cultural, com apoio da Prefeitura de Paraty.

Destaques
Nenhum Comentário para “‘Eu sou gastronomia’”

Deixe seu comentário