Endívia Belga

nov 21, 2018 Sem comentários by

Contam que ela é natural da Bélgica, onde nasceu o detetive Hercule Poirot – personagem dos livros de Agatha Christie e país das cervejas consideradas as melhores do mundo.

Relatos demonstram que foi descoberta por acidente. Tem data: 1843. Por um camponês belga. Como toda especiaria, sua primeira utilização foi mais para fins medicinais do que culinários. É reconhecida por vários nomes: chicória (devido ao seu nome científico: cichorium endívia), escarola. Também pode ser encontrada como chicória-francesa.

No quesito benefícios para a saúde, seu uso é indicado com extrema gama de indicadores positivos. Tem boa quantidade de vitamina A e Beta Caroteno, o que quer dizer: ajuda a proteger o pulmão e cânceres da cavidade oral. Soma uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1) e niacina (vitamina B3), essenciais no sentido de que o corpo precisa repor proteínas e carboidratos. Mais: fonte de minerais como o manganês, cobre, ferro e potássio.

Como sempre indicamos, em qualquer uso de especiarias na área terapêutica, que você consulte um especialista de sua inteira confiança. Não importando a linha filosófica com a qual ele é mais afeito. O importante é uma dosagem correta e como deve ser consumida para que você tenha um melhor aproveitamento no quesito saúde saudável.

Na culinária, a nossa Endívia Belga é um verdadeiro camaleão. Tem a capacidade de absorver os sabores dos alimentos que se cozinham com ela. Harmoniza primorosamente com vinagretes, refogados, sopas, tortas, grelhados, recheada, gratinada ou assada, sem falar em saladas combinadas que ficam ao sabor da criatividade da chef dona de casa.

E tem mais. Combina bem ao aceitar a parceria de um azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomate seco ou frutas. Tanto que em países como a França e a Bélgica há muito foi adotada como um dos seus principais vegetais.

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Endívia Belga”

Deixe seu comentário