Especiaria: Sumagre (Sumac)

nov 26, 2018 Sem comentários by

A nossa especiaria é muito utilizada na culinária do Oriente Médio, em países como Turquia, Líbano e Egito. Atualmente, é conhecido em todo o mundo e faz parte de receitas dos chefs mais conceituados.

Sua principal característica é dar maior acidez aos pratos. Seu sabor tende para um frutado leve, suave. Antigamente, os Romanos a usavam no lugar do vinagre ou limão, que chegariam as suas mesas séculos mais tarde. Alguns apreciadores sentem no sumagre um cheiro que lembra frutas silvestres, terra ou natureza.

Filha de uma árvore de nome Sumagre, que chega a atingir 3 metros de altura,  é o fruto que dela se origina, sendo inclusive visto com frequência plantada na região do mediterrâneo, bem como em Portugal.

É utilizado o fruto que tem cor escura, entre o vermelho e o roxo e o tamanho de uma ervilha.

O procedimento básico: as frutas são secas ao sol por alguns dias e depois processadas para serem comercializadas inteiras ou em pó. Outro caminho seria que a nossa especiaria fosse espremida para extrair todo o suco, muito usado em marinadas, ensopados e molhos.

A bela aparência da planta faz com que ela seja muitas vezes usada somente para ornamentação. Mas o principal uso de nossa especiaria é a culinária, associada ao fato de que muitos a consideram um bom digestivo.

É na culinária que a nossa frutinha reina absoluta em cozinhas como a Sirio Libanesa. Pode ser usada em grelhados, frangos, peixes, frutos do mar ou assados como nos kebabs. Vai bem com pães, sopas e torradinhas de pão pita.

Harmoniza perfeitamente como leguminosas como grão-de-bico, lentilhas e vegetais como tomates e abacates. Pode – com ótimo resultado – ser misturada com cebolas cruas, que ficam com uma cor rosada muito bonita e saborosa. Dá um sabor único e cor diferenciada a pratos de arroz. É essencial à mistura de temperos Zahatar. Pode ser polvilhado por cima do seu hummus ou pasta de beringeral para decorar e dar um toque único.

Alguns chefs e chefs dona de casa usam nossa especiaria para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas tem um sabor leve e refrescante. Funciona como um belo aperitivo se misturada como azeite e pão.

Uma dica. Como muitas vezes o sumagre pode ter o gosto de sal, prove o prato antes de adicionar mais sódio ao seu prato.

Destaques, Especiaria
Nenhum Comentário para “Especiaria: Sumagre (Sumac)”

Deixe seu comentário