Especiaria: Cupuaçu

jan 28, 2019 Sem comentários by

Quem é do Pará, Amapá e Amazonas conhece o cupuaçu como “a palma da mão”. Há muito tempo faz parte de seu dia a dia e seu uso, em alguns casos, é superior ao do açaí.

Origem. Filha da planta Theobroma grandiflorum, da família Malvaceae, é parente próxima do cacaueiro. Seu reino se concentra na região norte do Brasil e há muito tempo é muito usada na culinária doce, azeda, agridoce pelos nativos amazonenses.

Prover sem destruir a natureza. O cupuaçu é uma fruta que chega a medir até 25 cm, apresenta uma forma oval e sua árvore-mãe pode chegar até 15 metros de altura. Cresce com facilidade, sem destruir a floresta.

Possui um sabor forte, sendo usado com frequência em sorvetes, sucos e vitaminas – atualmente em todo o país. É especiaria-base para doces muito apreciados, como cremes, compotas, geleias e bombons. Também integra o “vinho” (refresco sem álcool) e diversos licores.

O cupuaçu não é “fraco, não” em sua composição nutricional. Possui fitonutrientes antioxidantes, antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C, vitaminas B1 e B2,B3, aminoácidos, polifenóis únicos e fibras. Mais: minerais como cálcio, fósforo, selênio.

Cupuaçu, saúde e energia tem uma relação direta, extremamente eficaz. Estudiosos afirmam que ele auxilia a função metabólica; melhora o funcionamento do intestino e previne dores abdominais; é um ótimo alimento para ser ingerido antes de alguma atividade física, pois gera grande quantidade de energia; pode auxiliar na perda de peso e redução de gordura; tem ação anti-inflamatória; provoca saciedade, pode ser um auxiliar no combate ao câncer e ao combater radicais livres combate o envelhecimento precoce.

Auxilia a diminuir o colesterol ruim; participara como se fosse um tratamento para a pele; é parceiro no fortalecimento do sistema imunológico, pode ajudar na melhoria da memória e manter o seu bom-humor balanceado.

Nestes casos, ouça sempre a opinião do médico de sua inteira confiança.

A manteiga de cupuaçu, muito usada na produção de cosméticos, é cremosa e auxilia nos cuidados com a pele. Pode retardar o envelhecimento, aumentar a elasticidade, reduzir a aparecimento de rugas e até – afirmam alguns estudos – como um hidratante para a pele, podendo ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB. Claro que neste caso, também, o acompanhamento de sua médica de confiança é totalmente necessário e somente ela poderá indicar o uso e dosagem.

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cupuaçu”

Deixe seu comentário