Dicas: Cupuaçu

jan 29, 2019 Sem comentários by

COMO PLANTAR

A plantação do cupuaçu tem o domínio da agricultura familiar. Para o seu conhecimento, aqui vão as dicas principais.

Por meio de uma unidade em Belém (PA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) difunde a cultura do cupuaçuzeiro comercializando sementes da variedade BRS Carimbó.

O plantio deve ser em áreas com solo de alta fertilidade, profundo, areno- argiloso, com capacidade de retenção de água e teor de argila, mas sem encharcar. Um mês antes de abrir e preparar as covas, faça a análise do solo e corrija com calcário dolomítico, se for necessário. Consulte um profissional para obter orientações. Plante na estação das chuvas em regiões com temperaturas médias anuais acima de 22 ºC e mais de 75% de umidade relativa do ar.

Para se aprofundar sobre a questão acesse: https://www.embrapa.br/embrapa-no-cirio/cupuacu

COMO USAR

Bolo de cupuaçu

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
3 xícaras de açúcar
250 g de margarina
1 copo (americano) de suco de cupuaçu
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo:

Na batedeira, bata 4 claras em neve com 3 xícaras de açúcar. Depois, coloque os 250 g de margarina e as gemas peneiradas e continue batendo.
Acrescente o suco de cupuaçu aos poucos, a farinha de trigo e, por fim, o fermento em pó.
Numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 180°C.
Retire quando estiver dourado (cerca de 45 minutos).

COMO ESCOLHER

Na hora de comprar o cupuaçu você precisa analisar algumas características próprias do fruto. Assim como o coco, a casca do cupuaçu é muito dura. Para abri-lo, você vai precisar de uma faca grande ou até mesmo de um martelo.

Quando estiver escolhendo, observe se a casca está intacta, sem grandes erupções ou manchas muito escuras. É normal que a textura dele seja como uma camurça. Outra característica do fruto maduro é o seu cheiro. Aproxime-se dele e sinta o aroma adocicado.

ONDE ENCONTRAR

Mercado Ver-o-Peso – Destino tradicional com alimentos e ervas medicinais em edifícios históricos e um mercado ao ar livre.

EndereçoAv. Blvd. Castilhos França, S/N – Comércio, Belém – PA, 66053-070, FRUTOS DA AMAZÔNIA Rua Aziz Jabur Maluf, 59 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04041-040 – (11) 5571-4738, Mercadão Municipal de São Paulo, Rua Cantareira, 306 – (11) 3313-3365, Loja Footy – Rua Natingui, 700 – V. Madalena, Supermercado Violeta, Rua Gen. Edgar Facó, 1750 a 2000 – 11 3977-1400, Combu Produtos da Amazônia, Rua Martiniano de Carvalho, 97 – Bela Vista.

Destaques, Especiarias
Nenhum Comentário para “Dicas: Cupuaçu”

Deixe seu comentário